Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR promove curso pioneiro de seguro agrícola para grãos

Com aulas online, formação levará informações qualificadas para ajudar produtor rural a conhecer a ferramenta de gestão de riscos e definir melhor modalidade

De forma pioneira, o Sistema FAEP/SENAR-PR vai ofertar um curso sobre seguro rural agrícola nas culturas de grãos. O objetivo da formação é detalhar a importância da ferramenta para a gestão de riscos dos produtores rurais e esmiuçar os detalhes das modalidades ofertadas. As aulas da primeira turma começam em 27 de outubro. Até março de 2021, serão 15 turmas-piloto, com 30 alunos cada, com aulas ministradas de forma online.

“O seguro rural é uma importante ferramenta de mitigação de riscos. A agropecuária é uma indústria a céu aberto e, desta forma, fica sujeita a intempéries climáticas e ações que fogem ao controle do produtor. Por isso, é importante que ele tenha em mãos informações sobre como funciona o seguro, para contratar a modalidade mais adequada à sua realidade”, aponta Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A formação é voltada não a produtores rurais e a funcionários de sindicatos. Com o curso, o Sistema FAEP/SENAR-PR espera que o seguro rural se dissemine ainda mais, em consonância com a política agrícola do governo federal. O Paraná é o Estado com o maior número contratos: mais de 38 mil apólices em 2019 no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural do governo federal, o que corresponde a 40% do volume subsidiado contratado em todo o país.

“Nós consideramos que é importante ampliar a área segurada no Estado, como forma de proteger a produção. Por isso, há décadas, estamos fomentando o seguro rural junto aos produtores”, destaca Meneguette.

Módulos

Para isso, a entidade formatou um curso amplo, dividido em três módulos, com a participação de especialistas. O primeiro módulo será conduzido por Gilson Martins, fundador e coordenador do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação no Agronegócio (CEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesta etapa, serão abordados conceitos de gestão de risco; detalhes do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do governo federal e do governo do Paraná; e Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O segundo módulo será com o consultor e especialista em seguro rural, Luiz Antonio Digiovani, que vai detalhar as modalidades de seguro rural ofertadas pelo mercado e os tipos de cobertura de cada uma. Além disso, os participantes vão aprender como são feitos os cálculos que embasam os contratos de seguro.

A última etapa do curso fica a cargo de Odair Machado, sócio proprietário da empresa de regulação agrícola e rural Agrotrust Perícias. Em seu módulo, o especialista vai falar sobre pontos de atenção nos contratos em que os produtores devem ficar de olho, além de explicar como é realizada uma perícia e como funciona o prêmio ao seguro rural.

“Nós vamos levar aos participantes um perfil bem amplo de instrutores. Temos um especialista da academia, um do mercado e um que lida na prática com o seguro rural. Tudo isso vai dar uma visão bem abrangente ao produtor rural”, reforça Luiz Eliezer Ferreira, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da FAEP. “A política do governo federal é de reduzir sua participação em linhas de crédito subsidiadas, migrando para opções como o seguro rural. A FAEP está atenta a isso e está se antecipando a essa discussão”, acrescentou.

Serviço:

“Curso: Seguro Agrícola para Grãos”

Carga-horária: 6 horas

Modalidade: online e gratuito

Público-alvo: produtores e sindicatos rurais

Inscrições: sistemafaep.org.br/curso-seguro-agricola/

Mais informações: (41) 2169-7923

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio