Curso: Seguro Agrícola para Grãos

Descrição

O curso de seguro agrícola para grãos é importante para capacitar os produtores rurais e funcionários de sindicatos rurais patronais sobre esta ferramenta de gestão de riscos. O Paraná é o maior contratante de seguro rural no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Governo Federal. Ainda assim, a adesão ao seguro rural não é massiva, visto a diferença entre áreas plantada e segurada. O seguro rural garante maior estabilidade de renda ao longo das safras, evitando prejuízos que possam levar o produtor a não honrar seus compromissos financeiros e recorrer à renegociação de dívidas.


Público alvo

Produtores e Sindicatos Rurais no estado do Paraná.


Carga horária

6 horas (2 horas por módulo).


Modalidade

Online

Gratuito


Conteúdo programático

  1. 1. Introdução ao Seguro Rural (Instrutor: Gilson Martins)
    1. 1.1. Conceitos, importância para a gestão de riscos
    2. 1.2. Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Federal
    3. 1.3. Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural do Paraná
    4. 1.4. Zoneamento Agrícola de Risco Climático
  2. 2. Mercado de Seguros Rurais (Instrutor: Luiz Antonio Digiovani)
    1. 2.1. Modalidades de Seguros Rurais
    2. 2.2. Coberturas
    3. 2.3. Exemplos de Cálculos
  3. 3. O Seguro na Prática (Instrutor: Odair Machado)
    1. 3.1. Contratação do Seguro – pontos de atenção
    2. 3.2. Ocorrência de sinistro
    3. 3.3. Perícia
    4. 3.4. Custos/prêmio

Inscrições abertas - Turmas

Turmas Período Horário Inscrições
27, 28 e 29 de Outubro Das 16:00h às 18:00h Vagas esgotadas
03, 04 e 05 de Novembro Das 16:00h às 18:00h Vagas esgotadas


Sobre os Instrutores

Gilson Martins

Formação: Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Economia e Política no Setor Florestal, Marketing e Economia Internacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutor pela Universidade de Freiburg - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg im Breisgau. "Racionalidade florestal" nas cadeias de valor de processamento de madeira.
Histórico profissional: Professor adjunto UFPR. Departamento de Economia Rural e Extensão. (desde jan/2018); Analista técnico e econômico da Ocepar – Organização das cooperativas do Estado do Paraná. (ago/2009 – dez/2017); Professor Adjunto – Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Programa de Mestrado (dez/2013 – dez/2017).


Luiz Antonio Digiovani

Formação: Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP-Piracicaba, com especialização em Finanças pelo IBMEC e em Gestão Pública, pela FUNDACE/USP.
Histórico profissional: CORRETA Serviços Técnicos Rurais – Sócio Proprietário; Gerente na área de Crédito Rural da Superintendência do Banco do Brasil no Paraná; Superintendente Técnico na FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná; Superintendente de Operações de Seguros Rurais no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.


Odair Machado

Formação: Engenharia Agronômica - Universidade de São Paulo (USP)/ESALQ; Especialização – Auditoria, Avaliações e Perícia de Engenharia (IPOG); Gerenciamento de Projetos – MBA – Fundação Getulio Vargas; Agricultura e meio ambiente – Programa de Intercâmbio Ecole Superieure d’Agriculture d’Angers – ESA – França.
Histórico profissional: AGROTRUST PERÍCIAS – Sócio Proprietário; Gerente Territorial de Seguros Rurais – Grupo Segurador BBMAPFRE S.A. Responsável pelo desenvolvimento de mercado, atendimento a corretores, suporte técnico para análise de risco dos produtos de Seguro ao Agronegócio (Seguro Agrícola, Florestal, Pecuário, Máquinas e Equipamentos, Benfeitorias, Vida Rural), Gestão de treinamentos e visitas a clientes, mapeamento de mercado e oportunidades, gestão de resultados e metas.


Para mais informações

Contato: (41) 2169-7923