Sistema FAEP/SENAR-PR

Zoneamento do milho safrinha é prorrogado para 100 municípios do Paraná

Prazo adicional de 10 dias foi concedido em caráter excepcional devido aos problemas climáticos que atrasaram a colheita da soja e plantio do cereal

Na última quinta-feira (1°), o Diário Oficial da União trouxe a nova retificação da portaria que estabelece o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) do milho 2ª safra, ano-safra 2017/18, no Paraná.

No início de fevereiro a FAEP solicitou a prorrogação do período de plantio de milho safrinha em 20 dias para uma lista de 170 municípios produtores do Estado. Na ocasião, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atendeu parcialmente o pedido, concedendo 20 dias adicionais somente para os municípios cujo prazo vencia em 31 de janeiro e 10 de fevereiro.

Por este motivo, a FAEP enviou, na terça-feira (27/02), ofício reiterando o pedido de prorrogação para os municípios com prazo vencido em 20 e 28 de fevereiro, além de Rolândia, com prazo até 10 de março, totalizando 109 municípios. Deste total, 100 tiveram a solicitação atendida.

Portaria nº 214/2017 – Milho 2ª safra – Ano-safra 2017/18: prorrogado em 1 decêndio o plantio das cultivares do grupo I (ciclo de até 130 dias), sendo que os dias adicionais estão classificados no maior nível de risco (40%).

Alguns municípios com prazo original até 20 de fevereiro tiveram prorrogação até 28 de fevereiro, enquanto outros com prazo vencido em 28 de fevereiro têm até 10 de março para realizar o plantio dentro do zoneamento.

Confira a tabela de zoneamento no anexo abaixo.

ANEXO NT 11

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio