Sistema FAEP/SENAR-PR

Zoneamento agrícola define as datas para plantio de milho safrinha, cevada e trigo

Portaria inclui data limite de plantio em cada município

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA publicou as Portarias nº 238, 249 e 261, aprovando o Zoneamento Agrícola para as culturas do milho 2ª safra, cevada e trigo, para o ano agrícola 2015/16 no estado do Paraná.

O Zoneamento Agrícola indica a época mais adequada para a implantação da lavoura levando em consideração o período de menor risco climático. Permite a cada município identificar a melhor época de plantio para as culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclo das cultivares ou híbridos. É uma importante ferramenta utilizada no PROAGRO, seguro e crédito rural.

Para o milho 2ª safra a Conab projeta uma produção de 11,284 milhões de toneladas, que corresponde a 20,7% da produção nacional. O período indicado para o plantio no Estado começa em 1 de janeiro e o encerramento ocorre no período de 31 de janeiro a 20 de março de 2016, conforme o município. A data limite de plantio de cada município consta na portaria nº 238. A partir desta safra o município de Francisco Alves passa a constar no Zoneamento Agrícola da cultura do Milho 2ª safra.

Quanto ao trigo, a safra 14/15 ocupou no Estado 1.339 milhão de hectares, área 4% menor em relação à safra 13/14, a produção estimada pela Conab no início da safra era de 3.626 milhões de toneladas, mas problemas climáticos devido aos efeitos do El Niño reduziram a quantidade e qualidade do trigo. A produção foi de 3.333 milhões de toneladas, 10% menor que o esperado. Apesar da menor produção o Paraná manteve-se como maior produtor do cereal, sendo responsável por 55% da produção nacional.

A cevada ocupou uma área de 50,1 mil hectares na safra 2014/15 e a produção foi de 184,8 mil toneladas, que corresponde a 69,8% da produção nacional. O período de cultivo recomendado no zoneamento inicia em 11 de maio e vai até 10 de julho de 2016.

Os períodos de plantio, cultivares ou híbridos indicados para cada município podem ser observados nos links abaixo:
Milho 2ª safra
Trigo
Cevada

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio