Sistema FAEP/SENAR-PR

Verão chuvoso complica a colheita da safra de verão no PR

Municípios registraram recordes no volume de chuvas, o que atrasou os trabalhos e tirou produtividade das lavouras

As paisagens pelas diversas regiões do Paraná começaram 2018 de forma diferente. Ao contrário dos anos anteriores, quando colheitadeiras e caminhões faziam parte dos cenários, hoje impera as lavouras intocadas de soja e milho. A somatória de seca no plantio e chuva em excesso na fase de desenvolvimento das plantas tem atrasado a colheita dos grãos no Estado, deixando muitos produtores preocupados.

De acordo com as informações do último relatório Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado no dia 30 de janeiro, apenas 194 hectares de soja foram colhidos (todos na região de Pato Branco), montante insignificante perante os mais de 5,4 milhões de hectares semeados no Paraná. No milho, a situação
não é muito diferente, sendo que as máquinas passaram retirando a produção de apenas 793 hectares dos 333 mil dedicados a cultura.

“Faltou chuva na largada, e agora muita água, fatores que complicaram bastante. Expectativa é uma safra menor em relação à anterior”, diz o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara. “O clima ainda é uma variável, e está bem instável. Não sabemos se terá problema [de produtividade]”, complementa Edmar Gervásio, analista da Seab.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio