Data da Publicação: 03/12/2010 - 12h00
Postado em Notícias
03/12/2010 12h00 - Postado em Notícias
Foram 132 projetos analisados por uma banca examinadora formada por especialistas em agronegócio de instituições como a Escola Superior de Agricultura (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Paraná (UFPR); FETAEP; FAEP; SEBRAE e SENAR-PR. "Redimensionamento de piquetes no pastejo rotacionado", desenvolvido por Larissa Gallassini, de Maringá, ficou em primeiro lugar. "Foi […]
Foram 132 projetos analisados por uma banca examinadora formada por especialistas em agronegócio de instituições como a Escola Superior de Agricultura (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Paraná (UFPR); FETAEP; FAEP; SEBRAE e SENAR-PR. "Redimensionamento de piquetes no pastejo rotacionado", desenvolvido por Larissa Gallassini, de Maringá, ficou em primeiro lugar. "Foi uma grande surpresa vim para receber informações técnicas e aprendi muito com a experiência de vida das pessoas", afirmou Larissa.
Para a dona de casa Marci Kikumori Sakai, também de Maringá, receber o segundo lugar pelo projeto "As Frutíferas e o Capital Social", ao lado da amiga teve um sabor especial. "Estou muito feliz. Estou mais feliz ainda porque me tornei amiga da Larissa durante o curso e foi gratificante receber o premio com ela."
Para o futuro ela pretende continuar tomando atitudes empreendedoras que mudem a vida da comunidade.
O agricultor Rogério Edson Tamarucci, de Lunardelli, ficou com a terceira colocação. "Valeu muito a pena. Minhas pernas tremeram de emoção. Foi muito bom participar do empreendedor", comemorou o jovem que apresentou um projeto para ampliar o cultivo de laranja na propriedade.
Além de troféu, os vencedores ganharão uma viagem técnica com duração de sete dias. Em 2009, os três primeiros colocados foram para a Argentina.
1º. Lugar
Projeto: Redimensionamento de piquetes no pastejo rotacionado
Autora: Larissa Lorena Galassini
Município: Maringá
» Embora seja odontopediatra, ela desenvolveu o projeto buscando manejo correto dos piquetes é o ponto de partida para assegurara eficiência do pastejo rotacionado.
2º. Lugar
Projeto: As Frutíferas e o Capital Social
Autora: Marci Kikumori Sakai
Município: Maringá
» Marci fez os cursos Mulher Atual, Pescado,Administração Rural, que a inspiraram a fazer o Empreendedor Rural.
Descrição: O projeto explorou suco de jabuticaba e noz pecan com enfoque no capital social das famílias que trabalham na propriedade. Descreve a situação dos funcionários e busca soluções.
3º.Lugar
Projeto: Sitio São Benedito
Autor: Rogério Edson Tamarucci
Município: Lunardelli
» A propriedade possui 6,5 produzindo de forma economicamente viável alfafa, soja e laranja.
Descrição: O projeto visou a ampliação de um alqueire de laranja para aumentar a renda dafamília.