Sistema FAEP/SENAR-PR

Uso de irrigação ajuda produtores a escapar dos efeitos da seca no PR

Os problemas com a estiagem nas últimas safras levaram muitos agricultores a investir em irrigação. No Paraná, a tecnologia tem ajudado os produtores a escapar dos efeitos da seca, garantindo uma produtividade maior.

Depois de sofrer muitas perdas por causa da seca, o agricultor Moasir Sartori decidiu não correr mais riscos. O produtor, que investiu na irrigação de uma parte da lavoura, é um dos pioneiros do plantio irrigado da região de Palotina, no oeste do Paraná.

O pivô irriga 102 hectares. Hoje, o milho ocupa a área onde também é cultivada a soja. O agricultor já comparou a produção. Em algumas safras de milho a produtividade chegou a ser três vezes maior do que na área não irrigada. No ano passado foram colhidas 60 sacas de soja por hectare no local. Por causa da seca, no espaço sem irrigação foram tiradas apenas 30 sacas.

Moasir Sartori investiu no pivô mais de R$ 600 mil reais em números atualizados, valor que, apesar de alto, foi pago rapidamente. "Contando os anos bons de safra de feijão que tivemos naquela época, acho que com duas safras de feijão praticamente se pagou", diz.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os financiamentos voltados para irrigação, utilizando crédito do Programa Moderinfra, do governo federal, cresceram 35% de um ano para cá em todo o país. Os problemas com o clima enfrentados nas últimas safras fizeram com que muitos produtores decidissem investir em equipamentos, como diz o presidente da cooperativa Coopavel. "Hoje, nós estamos em um momento bom na agricultura. Com isso, facilita a rentabilidade da propriedade e o pagamento do financiamento. Nós temos preços bons da agricultura e garantia de colheita", explica Dilvo Grolli.

Fonte: Globo Rural

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio