Sistema FAEP/SENAR-PR

USDA: relatório aponta estoques de soja abaixo do esperado nos EUA

Milho também ficou com estoque menores que o previsto, mas trigo surpreendeu o mercado

Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) da última sexta-feira (29) indicou que os estoques trimestrais do país estão abaixo do esperado por analistas. O número fechou em 8,1 milhões de toneladas, o que mostra um avanço de 53% na comparação com igual período de 2016. Mesmo assim, o dado ficou abaixo das 9,2 milhões de toneladas esperadas pelo mercado. O intervalo das projeções era de 8,74 a 9,66 milhões.

O relatório fez com que o mercado reagisse e tivesse ligeira alta na sexta-feira (29). O contrato de soja para novembro fechou em alta de quase 1%, indo a 9,68 dólares por bushel. Nesta segunda-feira (2), no entanto, passado o efeito do relatório e com o clima favorável para o avanço da colheita (que apresenta bons níveis de produtividade) nos Estados Unidos, os preços já estavam em queda, na faixa de 9,58 dólares por bushel no contrato de novembro.

Já em relação ao milho, os estoques trimestrais americanos, segundo o USDA, alcançaram 58,3 milhões de toneladas. O número representa 32% mais do que em 1º de setembro de 2016. As expectativas do mercado variavam de 58,68 a 60,46 milhões de toneladas.

O relatório também trouxe dados dos estoques trimestrais de trigo dos Estados Unidos. Ao contrário da soja e do milho, estes números ficaram em 61,32 milhões de toneladas, acima da média esperada pelo mercado de 60,40 milhões.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio