Sistema FAEP/SENAR-PR

Uma planilha para unificar a suinocultura na região Sul do país

Metologia vai unificar os custos de produção na atividade no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Na manhã desta quinta-feira, representantes de entidades, federações e associações se reuniram na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba, para definir as diretrizes de divulgação da metodologia que unifica os custos de produção na suinocultura no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Desde o início deste ano, os três Estados estão trabalhando sistematicamente no desenvolvimento dessa planilha para que tenham uma única  plataforma para calcular os custos de produção. A ferramenta, desenvolvida pelo consultor da FAEP, Ademir Francisco Girotto, com o apoio da Embrapa Suínos e Aves e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), foi recentemente concluída. Agora, essas instituições estudam os principais meios e estratégias para que essa planilha – disponível para todos os sistemas de produção na suinocultura – chegue até o produtor rural.

“O três Estados defendem o mesmo interesse, entretanto, com metodologias diferentes. Essa planilha vai dar um novo rumo nas associações e entidades envolvidas na suinocultura”, observou o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores do Paraná (APS), Jacir Dariva.

Segundo ele, com o uso da planilha o suinocultor vai ter uma nova visão sobre a sua atividade. “O produtor vai saber o quanto a mão de obra e alimentação, por exemplo, representam nos custos de produção”. Durante a reunião foi definido um cronograma para divulgar a planilha aos suinocultores da região Sul.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio