Sistema FAEP/SENAR-PR

Trigo: Paraná deve aumentar a área de plantio em 2013

Em documento publicado ontem no final da tarde, SEAB-PR antecipou aumento de área na cultura do trigo, reflexo direto dos temores de queda de preços no milho e dos bons preços praticados no trigo atualmente.
 
A estimativa oficial de plantio paranaense será divulgada apenas no dia 04/03, sendo que somente no levantamento de abril da CONAB constará a área prevista de trigo. No entanto, segundo informe da SEAB-PR assinado por C. Hugo W. Godinho dados preliminares do levantamento de intenção de plantio no Paraná indicam que área será maior do que no ano anterior, porém abaixo da média dos últimos 5 anos-safra. Na última safra foram cultivados 0,746 milhão de hectares com trigo no Paraná.
 
Outro ponto interessante na nota divulgada pela secretaria de agricultura paranaense diz respeito à tendência inicial de redução de plantio no Norte do Estado, justo onde o produto colhido tem apresentado melhor qualidade industrial e maior capacidade de segregação do produto colhido, com trabalhos isolados das cooperativas locais.
 
Regiões Oeste (Cascavel, Toledo), Centro-Oeste (Guarapuava) e Sudoeste (Francisco Beltrão, Palmas)  encontram-se divididas entre aumentos e reduções de área, porém há uma tendência do Sul do Estado aumentar o plantio. Região tradicionalmente mais acometida pelas chuvas no final do ciclo, algo que somado à redução de área no Norte poderia comprometer na média a qualidade do produto colhido.
 
Observações atuais do custo de produção não devem ser observadas com relação aos preços atuais do trigo e sim com os preços médios no período de colheita e principalmente com o atual preço mínimo vigente, algo que comentaremos nos próximos dias aos nossos assinantes.

Fonte: AF News 21/02/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio