Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/01/2015 - 09h56
Postado em Soja

22/01/2015 09h56 - Postado em Soja

Tempo seco acelera colheita de soja no Paraná mas preocupa agricultores

A colheita de soja no Paraná avançou para 4 por cento da área plantada na última semana, sob influência do tempo seco de janeiro, informou ontem, 20, do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual. Em 20 de janeiro de 2014 a colheita alcançava apenas 1 por cento da área cultivada no Estado, mesmo […]

A colheita de soja no Paraná avançou para 4 por cento da área plantada na última semana, sob influência do tempo seco de janeiro, informou ontem, 20, do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual.

Em 20 de janeiro de 2014 a colheita alcançava apenas 1 por cento da área cultivada no Estado, mesmo índice registrado no relatório da semana passada.

“O produtor está cada vez tentando plantar mais cedo. E tem também o clima: o ciclo (de desenvolvimento das lavouras) foi antecipado em algumas regiões pelo o calor e, também, o tempo mais seco nos últimos dias favorece o trabalho de colheita”, disse o economista Marcelo Garrido, do Deral.

O Paraná espera um recorde de 17,07 milhões de toneladas de soja na atual temporada 2014/15, alta de 17 por cento ante 2013/14, com um avanço de área, mas principalmente com recuperação das produtividades, após perdas decorrentes de clima seco na safra passada.

O Deral estima que 89 por cento das lavouras de soja do Paraná estão em boas condições, mas já sinaliza possíveis problemas em algumas regiões.

“O pessoal está preocupado com o clima quente. Os dias estão muito quentes. As chuvas estão esparsas”, disse Garrido.

É o caso, por exemplo, do polo agrícola de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná.

“As chuvas previstas para esta semana estão sendo muito aguardadas, já que grande parte das lavouras de soja se encontram na fase de enchimento de grãos”, disse o técnico Anderson dos Santos, do Deral na região de Campo Mourão.

Fonte: BOL

Tags:, ,

Título da Postagem: Tempo seco acelera colheita de soja no Paraná mas preocupa agricultores

imprensa@faep.com.br