Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 07/01/2019 - 07h56
Postado em Agronegócios, Destaques, Grãos, Notícias, Sem categoria, Soja

07/01/2019 07h56 - Postado em Agronegócios, Destaques, Grãos, Notícias, Sem categoria, Soja

Soja deve ter ano “desafiador”, estima agência

Apesar da ampliação da área plantada, fator climático pode ter influência direta na safra atual

O ano que se inicia promete ser desafiador ao produtor brasileiro de soja. No lado da produção, a expectativa é de mais uma grande safra. A área plantada com soja no Brasil na temporada 2018/19, ano comercial 2019/20, deve chegar ao recorde de 36,4 milhões de hectares, com aumento de aproximadamente 4% em relação à área da safra anterior.

Por outro lado, as produtividades esperadas, hoje, são um pouco inferiores às da safra anterior na maior parte dos estados, visto que o clima registrado na temporada 2017/18 trouxe recordes produtivos em diversos estados. Além disso, os problemas climáticos enfrentados em dezembro de 2018 nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul também impactarão negativamente na produtividade média do país, já que perdas produtivas já foram impostas a boa parte das lavouras destes estados.

O panorama inicial da nova safra brasileira foi bastante positivo. Os trabalhos de plantio foram encerrados antes do previsto em diversos estados, sendo beneficiados por um clima favorável em setembro, outubro e novembro de 2018. Apesar disso, a falta de umidade registrada na em dezembro em algumas microrregiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul chamaram a atenção.

“A falta de chuvas trouxe problemas importantes, já resultando em perdas produtivas. É provável que as lavouras semeadas de forma precoce nestas regiões não tragam as produtividades esperadas, o que pode diminuir o potencial produtivo destes estados e, consequentemente, do Brasil. Nos demais estados, a safra se desenvolve sem grandes problemas”, resume o analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.

O analista destaca que o clima pelos próximos 100 dias será fundamental para a definição da produção brasileira. Apesar do potencial produtivo inicial da safra brasileira ter superado as 125 milhões de toneladas, os problemas produtivos em alguns estados não deverão permitir que o país atinja um novo recorde.

Veja a matéria completa no site da agência Safras & Mercado

Título da Postagem: Soja deve ter ano “desafiador”, estima agência

imprensa@faep.com.br