Sistema FAEP/SENAR-PR

Soja deve ter ano “desafiador”, estima agência

Apesar da ampliação da área plantada, fator climático pode ter influência direta na safra atual

O ano que se inicia promete ser desafiador ao produtor brasileiro de soja. No lado da produção, a expectativa é de mais uma grande safra. A área plantada com soja no Brasil na temporada 2018/19, ano comercial 2019/20, deve chegar ao recorde de 36,4 milhões de hectares, com aumento de aproximadamente 4% em relação à área da safra anterior.

Por outro lado, as produtividades esperadas, hoje, são um pouco inferiores às da safra anterior na maior parte dos estados, visto que o clima registrado na temporada 2017/18 trouxe recordes produtivos em diversos estados. Além disso, os problemas climáticos enfrentados em dezembro de 2018 nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul também impactarão negativamente na produtividade média do país, já que perdas produtivas já foram impostas a boa parte das lavouras destes estados.

O panorama inicial da nova safra brasileira foi bastante positivo. Os trabalhos de plantio foram encerrados antes do previsto em diversos estados, sendo beneficiados por um clima favorável em setembro, outubro e novembro de 2018. Apesar disso, a falta de umidade registrada na em dezembro em algumas microrregiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul chamaram a atenção.

“A falta de chuvas trouxe problemas importantes, já resultando em perdas produtivas. É provável que as lavouras semeadas de forma precoce nestas regiões não tragam as produtividades esperadas, o que pode diminuir o potencial produtivo destes estados e, consequentemente, do Brasil. Nos demais estados, a safra se desenvolve sem grandes problemas”, resume o analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.

O analista destaca que o clima pelos próximos 100 dias será fundamental para a definição da produção brasileira. Apesar do potencial produtivo inicial da safra brasileira ter superado as 125 milhões de toneladas, os problemas produtivos em alguns estados não deverão permitir que o país atinja um novo recorde.

Veja a matéria completa no site da agência Safras & Mercado

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio