Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 01/08/2012 - 12h00
Postado em Notícias

01/08/2012 12h00 - Postado em Notícias

Socorro à avicultura

9 mil pessoas são esperadas no 24.o Congresso Mundial da Avicultura, que será realizado de 5 a 9 de agosto em Salvador (BA). O evento vai discutir as perspectivas de médio e longo prazo do setor, que terá de ampliar a produção para atender a crescente demanda internacional. Confirmado o recuo na produção de carne […]

9 mil pessoas são esperadas no 24.o Congresso Mundial da Avicultura, que será realizado de 5 a 9 de agosto em Salvador (BA). O evento vai discutir as perspectivas de médio e longo prazo do setor, que terá de ampliar a produção para atender a crescente demanda internacional.

Confirmado o recuo na produção de carne devido aos altos custos enfrentados pela avicultura, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) garantiu ontem que vai socorrer o setor. O ministro Mendes Ribeiro Filho disse ao presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, que facilitará o acesso a insumos (milho, soja, ração) para que os problemas não atinjam o consumidor.

"Vamos utilizar os instrumentos de política agrícola para que não faltem os produtos, assim garantiremos o abastecimento", disse o ministro. Turra saiu da reunião afirmando que o governo compreendeu os problemas do setor. A Ubabef argumentou que a avicultura é dos setores que mais emprega no país, com 720 mil vagas na indústria e 3,5 milhões de postos de trabalho indiretos.

O governo estuda subsidiar a moagem de grãos para baratear o preço da ração. Estão em avaliação ainda instrumentos como a renegociação de dívidas. Ações concretas devem ser anunciadas nos próximos dias, segundo o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha.

Gazeta do Povo Online – Curitiba/PR – AGRONEGÓCIO

imprensa@faep.com.br