Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/07/2020 - 10h00
Postado em Faep, Notícias, SENAR-PR, Sistema FAEP

22/07/2020 10h00 - Postado em Faep, Notícias, SENAR-PR, Sistema FAEP

Sistema FAEP/SENAR-PR participa do Programa CNA Jovem

Iniciativa nacional tem o objetivo de desenvolver novas lideranças ao agronegócio. Veja como se inscrever

O Sistema FAEP/SENAR-PR aderiu, pela primeira vez, ao Programa CNA Jovem, que vai acontecer em 2020 e 2021. A iniciativa, na sua quarta edição, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novas lideranças para enfrentar desafios e buscar inovações para a agropecuária brasileira. O foco principal está voltado para cinco áreas: institucional, sindical, político-partidária, empresarial e educacional.

Assista à transmissão ao vivo no dia 22/07/20, às 14 horas, na página do Facebook, no Youtube e no Aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Criado em 2014, o programa tem o intuito de descobrir potenciais lideranças na juventude rural do Brasil. De lá até aqui, foram realizadas três edições, que incluíram etapas nacionais, estaduais e fases seletivas na modalidade de Educação a Distância (EaD). Além disso, o programa já teve premiações que incluíram viagens técnicas ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, China e Nova Zelândia.

Fernanda Nonato, assessora técnica do SENAR Nacional, lembra que ocorreram melhorias e atualizações no programa ao longo dos últimos anos. Afinal, esta é uma característica crucial numa proposta que visa formar líderes para se tornarem os protagonistas da sociedade em um futuro próximo. “A cada edição, o programa passa por processos de feedbacks, reavaliações e reformulações de modo a promover um aprimoramento constante”, explica.

Novidades

A reformulação da terceira para a quarta edição contou com a contratação de consultores especialistas em liderança. “Eles propuseram um novo formato, que consiste em começar com uma fase EaD maior, com etapas eliminatórias. Jovens de todo o país podem participar dessa fase EaD, organizada pelo SENAR Nacional. Tivemos ainda como novidade o lançamento do site oficial do programa, com um histórico do que já foi feito”, revela Fernanda.

A assessora técnica reforça o quanto o engajamento das regionais do SENAR é de suma importância, justamente para ajudar no processo de identificação de possíveis jovens lideranças e incentivar que participem da iniciativa. “Ao chegar na quarta edição, conquistamos uma marca, pois as pessoas já estão vendo como um programa consolidado. Além disso, estamos formando uma rede de egressos, o que mostra um resultado efetivo”, enfatiza.

Para o ano de 2020, um dos objetivos principais do CNA Jovem é o desenvolvimento de líderes que permaneçam no setor agrícola, de olho nos processos de sucessão em cargos de gestão. Além disso, a iniciativa pretende incluir soluções inovadoras para os desafios do agro, trabalhando empreendedorismo, perfil de liderança e habilidades comportamentais do jovem.

Nova metodologia

Os especialistas que propuseram a nova metodologia, dividiram metas a serem cumpridas pelo programa em três fases: desenvolvimento de uma ideia, da pessoa e o engajamento das regionais. Dessa forma, os jovens deverão, em primeiro lugar, solucionar um desafio originado em um problema que devem aprender a diagnosticar. Em seguida, deverão perceber as características comportamentais e toda sua evolução de entrada e saída do programa. Por último, os participantes deverão ter um relacionamento com a regional estadual e este deve engajar sua regional no acompanhamento da jornada durante o programa.

Etapas

Para cumprir esses objetivos, diversas etapas foram previstas na formação. Em um primeiro momento, o programa contará apenas com fases remotas. Nesse período, serão ministradas oficinas sobre temas, como o que é o Sistema CNA, a descoberta de problemas e oportunidades, o encontro de propósitos e a definição do desafio de liderança.

No decorrer das etapas do programa, ocorrerão processos de seleção de candidatos a liderança que vão ter a chance de continuarem seu processo de formação. Então, os encontros com os alunos selecionados serão nos modos remoto e presencial. As atividades dessa segunda fase tratam de temas como criatividade e oratória, mapeamento de redes e narrativas e construção de iniciativas.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho a jovens de todos os lugares do país. Os requisitos são: entre 22 e 30 anos, formação técnica e/ou superior completa e possuir algum vínculo com o setor agropecuário, como ser filho de produtor rural, atuar no meio rural ou possuir formação na área de ciências agrárias.

Quem avançar nas etapas e se destacar será premiado, em grupo ou de forma individual. A premiação deste ano, em decorrência das incertezas em relação a pandemia de novo coronavírus e restrições a viagens internacionais, ainda está em fase de definição. Para mais informações e fazer a inscrição de forma gratuita pela internet, basta cessar o site cnajovem.org.br. Ainda, dúvidas podem ser esclarecidos no telefone (41) 2169-7958, com João Lazaro, do Departamento Sindical da FAEP.

Título da Postagem: Sistema FAEP/SENAR-PR participa do Programa CNA Jovem

imprensa@faep.com.br