Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR anuncia segunda rodada do levantamento de custos de produção de aves e suínos

Reuniões serão realizadas na primeira e segunda semanas de novembro, de forma online

Conhecer os números do próprio negócio é fundamental em qualquer situação. No caso da produção de aves e suínos, essa importância ganha relevância adicional, por serem atividades impactadas por fatores externos, como o custo da alimentação animal (soja e milho) e da energia elétrica, entre outros.

Atento a essa questão, o Sistema FAEP/SENAR-PR promove, anualmente, o levantamento de custos de produção de aves e suínos. Trata-se de uma ação alinhada com o trabalho das Comissões Técnicas de Avicultura e Suinocultura, para identificar os principais itens que compõem os custos de produção das duas cadeias produtivas.

Para levantar estes dados, a participação ativa dos criadores e pecuaristas é fundamental. Por meio de reuniões nas principais regiões produtoras do Paraná, este público leva seus números para compor um quadro geral e detalhado da atividade. A metodologia utilizada para os cálculos foi desenvolvia pelo especialista em economia rural Ademir Francisco Girotto, com base em procedimento utilizado pela Embrapa e que conta com respaldo das agroindústrias.

Esse trabalho acontece por meio de duas rodadas de reuniões para o levantamento de dados no ano. Os primeiros encontros de 2021 ocorreram em maio e junho. A próxima rodada acontece em novembro deste ano (veja no quadro abaixo). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os encontros serão realizados de forma remota, por meio de videoconferência online. Os participantes receberão um link e poderão entrar na reunião a partir do seu computador pessoal ou celular. Aqueles que tiverem dificuldade com este sistema podem ir até o sindicato rural local para participar.

Aves

Para o presidente da Comissão Técnica de Avicultura da FAEP e presidente do Sindicato Rural de Cianorte, na região Norte, Diener Gonçalves, este levantamento é de suma importância para os avicultores, que, muitas vezes, são carentes de informações. “É um trabalho que vai ser muito útil nas horas de negociação com as indústrias, fornecendo argumentos e contra-argumentos para serem colocados na mesa”, observa.

Porém, para que os números levantados reflitam a realidade da cadeia produtiva, é necessário a participação efetiva dos produtores. “Nos últimos anos houve uma queda na participação dos avicultores no levantamento de custos. Mas acredito que é muito importante que participem para esse trabalho ficar ainda melhor”, avalia o dirigente de Cianorte.

Suínos

Para o levantamento de custos da suinocultura, a segunda rodada de reuniões deste ano terá uma nova divisão, de modo a facilitar a coleta de informações. Ao invés dos encontros serem por regiões, como anteriormente, serão divididos por fase produtiva (crechário, produção de leitões, ciclo completo, etc.).

“É importante que todos participem, pois quanto maior o número de pessoas, maior a confiabilidade das informações”, avalia a presidente da Comissão Técnica de Suinocultura da FAEP, Deborah de Geus.

“Nessas reuniões você consegue promover a interação e a troca de informações. Às vezes, um produtor tem um sistema de aquecimento, um equipamento diferente com o qual ele consegue reduzir o impacto dessa despesa. Com esse trabalho de compilação de dados da FAEP, o produtor consegue analisar onde está e onde pode chegar e, assim melhorar a lucratividade da sua atividade”, observa a dirigente.

O que é preciso levar nas reuniões?

Para participar, o produtor rural, vendedor de insumos e implementos, técnicos e representantes da área têm disponibilidade de acessar a reunião de qualquer local, por meio de um link encaminhado para os sindicatos rurais. Os participantes também devem levar para as reuniões todas as informações mais detalhadas de seus gastos e receitas na propriedade, tais como:

• Contas de água;

• Contas de energia elétrica;

• Custos com combustíveis (gasolina, diesel, carvão e lenha);

• Valor recebido por animal da entrega dos lotes;

• Custos com medicamentos;

• Custos com alimentação (rações e suplementos);

• Valor do pró-labore;

• Holerite de funcionários.

Lembrando que essas informações serão apenas repassadas, sem registros de cópias ou documentos com valores.

Confira as datas das reuniões em novembro:

SUINOCULTURA

• 03/11 às 14h – Fase UPD e UPL: Produtores de suínos da fase de UPD e UPL da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.

• 04/11 às 9h – Fase Crechário: Produtores de suínos da fase de crechário da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.

• 04/11 às 14h – Fase UPT/ crescimento e terminação: Produtores de suínos da fase de UPT/ crescimento e terminação da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.

• 05/11 às 14h – Fase ciclo completo: Produtores de suínos da fase ciclo completo da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais. Siglas: UPD (Unidade Produtora de Leitões Desmamados); UPL (Unidade Produtora de Leitões); UPT (Unidade Produtora de Terminados).

AVICULTURA

• 08/11 às 9h – Cambará: Local de apoio no Sindicato Rural de Cambará;

• 08/11 às 14h – Castro: Local de apoio no Sindicato Rural de Castro;

• 09/11 às 9h – Chopinzinho: Local de apoio no Sindicato Rural de Chopinzinho;

• 09/11 às 14h – Cianorte: Local de apoio no Sindicato Rural de Cianorte;

•10/11 às 9h – Londrina: Local de apoio no Sindicato Rural de Londrina;

•10/11 às 14h – Dois Vizinhos: Local de apoio no Sindicato Rural de Dois Vizinhos;

•11/11 às 9h – Toledo: Local de apoio no Sindicato Rural de Toledo;

•11/11 às 14h – Paranavaí: Local de apoio no Sindicato Rural de Paranavaí;

•12/11 às 9h – Cascavel: Local de apoio no Sindicato Rural de Cascavel.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio