Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato Rural de Pitanga organiza protesto contra desmandos no governo federal

Durante o protesto, os produtores levarão o leite que está estragando no município por conta do bloqueio dos caminhoneiros que ocorrem em todo país

Mais de 500 produtores rurais são esperados em uma manifestação organizada pelo Sindicato Rural de Pitanga nesta quinta-feira (26), às 09 horas, em frente à Câmara de Vereadores do município. Durante o protesto, os produtores levarão o leite que está estragando no município por conta do bloqueio dos caminhoneiros que ocorrem em todo país. Por dia, o município está jogando fora cerca de 200 mil litros de leite.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos Zampier, o alvo do protesto são os desmandos, a corrupção e a má gestão do dinheiro público no governo federal. “Nós apoiamos a greve dos caminhoneiros, o diesel não para de subir, não há condições de sustentar isso”, afirma o dirigente, que prefere não misturar os dois movimentos. “Essa greve dos caminhoneiros não tem liderança, o nosso ato tem, a liderança e o Sindicato Rural”, diz.

Os produtores de Pitanga produzem diariamente 200 mil litros de leite. Os dois laticínios existentes no município ainda estavam recebendo parte desta produção até a última terça-feira (24), mas também interromperam as atividades por conta da falta de condições físicas de estocar a matéria-prima.

Segundo Zampier, além do leite, os produtores de grãos também estão tendo dificuldades com a falta de combustível para transportar a safra que está sendo colhida. “O primeiro que está pagando as contas dos desmandos do governo federal é o produtor rural”, lamenta.

A jurisdição do Sindicato Rural de Pitanga abrange outros quatro municípios: Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Mato Rico e Nova Tebas. “Se juntar os cinco municípios, a produção de leite vai para 450 mil litros por dia”, afirma Zampier.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio