Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato de Campo Mourão homenageia ex-presidente

Espaço de eventos recebeu o nome de Nelson Teodoro de Oliveira, falecido em maio de 2019, que estava na presidência da entidade desde sua fundação

O Sindicato Rural de Campo Mourão renomeou o seu espaço de eventos, Recanto do Criador, em homenagem póstuma ao ex- -presidente Nelson Teodoro de Oliveira. O dirigente ocupou o cargo por 51 anos, desde a fundação da entidade em 1968 até seu falecimento, em maio do ano passado. A construção do espaço foi um projeto idealizado por Oliveira.

O descerramento da placa que oficializou a mudança aconteceu no Jantar dos Associados em Campo Mourão, em dezembro de 2019. Na cerimônia, além de associados e diretoria do Sindicato, estiveram presentes o vice-presidente da FAEP e presidente do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Nascimento, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, o presidente da Câmara de Vereadores, Olivino Custódio, o deputado federal Rubens Bueno, o deputado estadual Douglas Fabrício, além de familiares de Nelsinho, como a esposa Sônia Pessa e os filhos Luiz Sérgio e Luiz Cláudio.

A proposta de renomeação do espaço de eventos foi aprovada por unanimidade, devido à dimensão do trabalho realizado pelo ex-presidente no Sindicato Rural de Campo Mourão, que ajudou a fundar a entidade e atuou para o desenvolvimento do agronegócio da região. O espaço inaugurado em julho de 2005 com capacidade para 320 pessoas está localizado no Parque de Exposições do município. O local atende eventos, reuniões e treinamentos dos associados e agropecuaristas, além de estar disponível para locação a comunidade, gerando renda para o Sindicato.

“O Recanto do Criador era motivo de satisfação para o Nelsinho, pois ele sempre esteve presente no projeto como idealizador e mentor. Essa é uma forma de homenageá-lo e perpetuar seu nome”, conta o atual presidente do Sindicato de Campo Mourão, Nery José Thomé. “Nelsinho sempre teve um viés em prol do associativismo e corporativismo, uma característica marcante dele. Ele era um abnegado pela agricultura e pela causa do agronegócio, um nome que marcou a região, o Estado e o Brasil”, complementa.

Nelsinho, como era conhecido pelos amigos e lideranças sindicais, também foi vice-presidente da FAEP e um dos fundadores da Coamo, maior cooperativa da América Latina, permanecendo no conselho de dirigentes desde o início. Além da atuação como sindicalista e líder rural na região, Oliveira também deixou um legado no agronegócio nacional. Enquanto vice-presidente da FAEP, atuou em prol de importantes bandeiras para os agricultores e pecuaristas, como a implantação de transgênicos, atualização do Código Florestal e derrubada dos confiscos do café e da soja. “Nelsinho foi um grande companheiro de luta junto aos produtores rurais, participando ativa e diretamente de muitas conquistas do agronegócio. Foi uma honra trabalhar pelo campo ao lado dele durante todos esses anos. É um nome que deve ser sempre lembrado, portanto, uma homenagem como essa é mais do que merecida”, diz Ágide Meneguette, presidente da FAEP.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio