Sistema FAEP/SENAR-PR

Simpósio vai discutir os desafios e oportunidades da pecuária leiteira

Evento será realizado em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, entre os dias 9 e 11 de abril, em Curitiba

As transformações que a pecuária de leite brasileira (e paranaense) vêm sofrendo ao longo dos últimos anos fazem com que discussões acerca da atividade sejam cada vez mais necessárias. O cenário muda, novas oportunidades aparecem e o mercado exige pecuaristas atualizadas e bem esclarecidos. Esse é o ponto de partida para o 9º Simpósio Leite Integral, que acontece entre os dias 9 a 11 de abril, na ExpoUnimed, em Curitiba.

Voltado a produtores de leite, técnicos, consultores, pesquisadores, professores e estudantes, o evento realizado pela Revista Leite Integral em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR irá abordar os desafios e oportunidades do setor, do ponto de vista técnico e mercadológico. Uma das propostas da edição de 2019 é que o participante construa sua opinião com base em argumentos científicos e na experiência de quem vive a pecuária de leite. De acordo com o técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco, o simpósio se consolidou como um evento de referência no setor, com caráter de ebulição de ideias.

“É um momento em que encontramos empresas, instrutores, e conseguimos trocar ideias, avaliar projetos, fazer prospecções dos cursos e buscar referências para atualização dos treinamentos”, comenta.

Um dos temas discutidos será o período de transição das vacas leiteiras, também conhecido como período periparto, que começa nas três semanas finais da gestação e se estende até a terceira semana após o parto. Segundo o médico veterinário e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo de Almeida, que irá coordenar o debate, este é um período muito delicado para o animal, que exige um cuidado especial em relação ao seu bem-estar. “Se você não der conforto e uma dieta equilibrada, a vaca fica doente, e a lactação que está começando fica comprometida. E é nesse momento que grande parte das doenças mais conhecidas na bovinocultura ocorre”, explica.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo. 

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio