Sistema FAEP/SENAR-PR

Simpósio fomenta integração do setor lácteo

Evento promovido em parceria com o SENAR-PR contou com mais de 800 participantes de diversos Estados

Um novo cenário de desafios e a busca pela eficiência produtiva na pecuária de leite nortearam as discussões ao longo do 9º Simpósio Leite Integral, realizado entre os dias 9 e 11 de abril, na ExpoUnimed, em Curitiba. O público de mais de 800 pessoas contou com autoridades envolvidas com a pecuária de leite paranaense, produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, professores e estudantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. O evento é uma iniciativa da Revista Leite Integral em parceria com o SENAR-PR.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura da FAEP e do Conseleite Paraná, Ronei Volpi, comentou a importância do setor lácteo para o Brasil, em especial, para a região Sul, destacando o trabalho da Aliança Láctea Sul Brasileira, entidade que congrega Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para fortalecer a cadeia produtiva do leite.

“Os três Estados do Sul hoje, juntos, têm aproximadamente 7% do território nacional e produzem 40% do leite brasileiro, chegando a 13 bilhões de litros. Isso representa mais volume produzido que Paraguai, Argentina e Uruguai juntos. Então, vejam a nossa responsabilidade de caminharmos, com passos largos, na busca pela nossa competitividade em termos internacionais. E quando se fala em competitividade, diz respeito à qualidade do leite, à regularidade de abastecimento e à sustentabilidade econômica da propriedade”, afirmou.

Ainda, Volpi assinalou a atuação do Sistema FAEP/SENAR-PR como fundamental para a construção das oportunidades do setor, fomentando a participação em eventos como o Simpósio de Leite Integral. “É um momento de dar atenção aos nossos objetivos, como a organização dos produtores, a defesa da classe e, principalmente, a qualificação profissional de produtores e trabalhadores do setor desenvolvida pelo SENAR-PR”, concluiu.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio