Sistema FAEP/SENAR-PR

Silvicultura de precisão será abordada no Congresso Florestal Paranaense

Ampliar a produtividade, diminuir o impacto ambiental e reduzir custos são alguns benefícios relacionados à silvicultura de precisão. A utilização de equipamentos e softwares acoplados ao trator para controlar a aplicação de insumos e defensivos agrícolas, a correção do solo e o plantio têm sido adotada por muitos produtores rurais, e especialmente pelo mercado de papel e celulose. O assunto será um dos focos da Câmara Técnica sobre Silvicultura no 4º Congresso Florestal Paranaense, a ser realizado de 10 a 14 de setembro de 2012 em Curitiba (PR).

O tema será abordado pela catarinense Arvus Tecnologia na tarde do dia 13. A empresa é especializada no desenvolvimento de equipamentos e softwares para agricultura de precisão. As principais organizações que investem no plantio de florestas no país e no mundo, nos ramos de papel e celulose, madeira processada e carvão, são clientes ou estão rodando projetos piloto da Arvus: grandes unidades florestais em São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso do Sul, por exemplo, têm operações 100% monitoradas pela tecnologia da empresa. Clientes de outras regiões também já estão em fase de implantação.

"Nossos produtos são desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira. Por isso, conseguimos entender as diferenciações de cada região, os tipos de solo e demandas que não são supridas por tecnologias de empresas internacionais", avalia Bernardo de Castro, presidente da Arvus.

A Arvus Tecnologia atua tanto na venda direta de equipamentos, quanto no desenvolvimento e na prestação de serviços. Além de tecnologia nacional competitiva, fornece linhas de financiamento e suporte técnico diferenciados, com escritórios ou filiais nas principais fronteiras agrícolas do país. Também oferece ampla assistência técnica, que possibilita reduzir o tempo de espera por peças e manutenção. São cerca de 50 pontos de revenda em todo o Brasil.

Linha Titanium

Silvicultura de precisão será abordada no Congresso Florestal Paranaense:
Créditos: Divulgação

O Sistema Arvus de Agricultura de Precisão Titanium realiza o controle e monitoramento eletrônico da aplicação de insumos: fertilizantes, corretivos agrícolas e sementes. Além do Piloto Automático – que controla as manobras e velocidade do trator -, possui outros módulos, como: o guia virtual (também conhecido como barra de luz); o controlador de taxa variável – controles especializados que variam a quantidade de material depositado, a concentração do insumo ou, ainda, a proporção entre diferentes materiais, conforme o mapa de recomendação pré-definido; e o controlador corte de seção, responsável por evitar a sobreposição do pulverizador durante a aplicação e a aplicação fora da área programada.

Arvus Tecnologia

Com sede em Florianópolis (SC), a Arvus Tecnologia é uma empresa brasileira pioneira na fabricação de equipamentos para agricultura e silvicultura de precisão, com tecnologia 100% nacional. Fundada em 2004, está presente nas principais fronteiras agrícolas brasileiras, onde conta com técnicos especializados para auxiliar os produtores. A empresa atua tanto na venda direta de equipamentos, quanto no desenvolvimento e na prestação de serviços. Possui parcerias com fabricantes de tratores e implementos, concessionárias e pontos de venda em várias regiões do país.

Congresso Florestal Paranaense

O 4º Congresso Florestal Paranaense, a ser realizado de 10 a 14 de setembro no Cietep, em Curitiba (PR), tem programação voltada a profissionais, estudantes e pesquisadores ligados às áreas florestal, agronômica e ambiental. Mais de 500 pessoas devem participar das palestras, dos painéis e câmaras técnicas.

Mais informações no site www.congressoflorestalpr.com.br.

FONTE

Dialetto Comunicação Estratégica
Luiza Carreirão – Jornalista
Telefone: (48) 4009-3223

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio