Sistema FAEP/SENAR-PR

Show Rural – produtores rurais e cooperativas assinam contratos de financiamento com o BB

Produtores rurais e cooperativas assinam contratos de financiamento com o BB

No quarto dia do Show Rural 2015 quatro produtores rurais e duas cooperativas (Coasul e Coopavel) deram mais uma demonstração de credibilidade ao agronegócio – assinaram contratos de financiamento para ampliar e melhorar a atividade agrícola. Do total dois estão enquadrados no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), um de avicultura e outro do Programa Nacional para Agricultura Familiar (Pronaf).

O produtor rural Jarbas José Perondi, 44 anos e a esposa Simone, do município de Toledo buscaram financiamento para ampliar o número de aviários, de cinco para nove galpões e abrigar mais 140 mil aves totalizando 290 mil cabeças. “Apesar das previsões para a economia, como a gente já está na atividade acreditamos que as dificuldades sempre vão aparecer, mas a gente tem que seguir em frente”, comenta.

O financiamento de Perondi faz parte da linha de crédito de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), que tem juros de 4% ao ano, carência de dois anos, prazo de pagamento de 16 meses e limite de financiamento de três milhões de reais.

Dentro do Programa ABC, o produtor Ivo Ilário Riedi Filho, 30 anos, fechou financiamento para melhoramento de plantio direto em uma área de 500 hectares. “Esse investimento vai me dar um retorno, em termos de aumento de produtividade, de 20%. Vale à pena investir”, diz.

Também nesse segmento a produtora e engenheira-agrônoma, Andréa Mörschäber, de Toledo, buscou financiamento no Programa ABC para fertilização do solo e reforma de pastagens. A família que faz o ciclo completo de produção de carne bovino (cria, recria e engorda) investe em inseminação artificial para o rebanho da raça Brahma, que hoje é de 900 cabeças.

E o agricultor José Munhak, 70 anos, que produz leite e grãos em 36 hectares no município de Braga Ney buscou financiamento para construir um novo galpão para o maquinário na linha de crédito do Pronaf. “Mesmo tendo sofrido um prejuízo de R$ 12mil, por ter entregue leite no laticínio que faliu, vou investir na propriedade para continuar a produção, não posso parar”.

Até o dia 04 de fevereiro o Banco do Brasil recebeu no Show Rural 800 propostas envolvendo R$ 250 milhões, segundo informações do gerente de Mercado, Alexssander Ramirez de Oliveira. Em 2014 durante toda a feira o BB fechou 700 milhões em cBB Imagem 018 bb1 Imagem 017ontratos de financiamento.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio