Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 03/05/2016 - 15h15
Postado em Destaques

03/05/2016 15h15 - Postado em Destaques

Serviço de alerta à geada auxilia produtores na adoção de medidas de proteção das lavouras

Ferramenta será operada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar)

O frio intenso chegou antes da hora neste ano e a preocupação dos produtores do estado com possíveis perdas com as temperaturas baixas também. Mas a partir de agora os produtores rurais – em especial os cafeicultores – podem contar com mais uma arma contra o frio. Isso porque o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começaram a operar na última segunda-feira (2) o Alerta Geada. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar os agricultores a decidir sobre a adoção de medidas de proteção das lavouras de café contra o fenômeno meteorológico.

Entre maio e setembro, anualmente, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas no estado e publicam diariamente um boletim informativo. Antes disso, quando há aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, um pré-alerta é emitido por e-mail ou SMS a extensionistas, técnicos e produtores cadastrados, além da divulgação na imprensa e redes sociais.

Conforme informou o Governo do Paraná, se as condições para formação de geadas persistem, um novo aviso, este de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da ocorrência prevista para o evento.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o principal objetivo do serviço é auxiliar os produtores na prevenção e redução de perdas agrícolas. O serviço estima que em julho de 2000, época em que ocorreu geadas de intensidade forte, o serviço evitou perdas de 20 milhões de dólares nas lavouras de café no Paraná.

Serviço

Os boletins do Alerta Geada estão disponíveis gratuitamente nos endereçoswww.iapar.br, www.simepar.br e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500. Os Interessados em receber os avisos por e-mail ou “torpedo” no celular devem preencher um cadastro, também disponível na página do Iapar.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Título da Postagem: Serviço de alerta à geada auxilia produtores na adoção de medidas de proteção das lavouras

imprensa@faep.com.br