Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR treina multiplicadores para auxiliar nas negociações nas Cadecs

Instrutores de diversas regiões do Paraná irão repassar os conhecimentos adquiridos no treinamento aos integrantes das comissões nos municípios

O Sistema FAEP/SENAR-PR realiza, nesta terça (10) e quarta-feira (11), um treinamento voltado à condução de negociações nas Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs), que são as instâncias onde produtores integrados de aves e suínos e agroindústrias integradoras se encontram para realizar as negociações. Participaram deste treinamento instrutores do SENAR-PR de diversas regiões do Estado. O objetivo é que eles se tornem multiplicadores, repassando o conhecimento adquirido para os integrantes das Cadecs das suas respectivas regiões.

Segundo o professor universitário e especialista em negociação, Kassem Mohamed El Sayed, que conduziu o treinamento, um dos pontos que precisam ser trabalhados nas negociações é pensar no coletivo e de forma estruturada, ao invés de levar para a mesa de negociação apenas o desejo individual do produtor. “Hoje esse processo envolve muito confronto, porque é fruto de um processo individual. A confiança entre os dois lados [produtores e integradoras] é a chave da evolução”, disse.

Para a instrutora da área de gestão rural Elizangela Caparroz, de Marialva (região Norte), o treinamento vem em boa hora. “Estou percebendo que para negociar, primeiro você tem que ter a informação técnica sobre o que está se discutindo. Em segundo, é preciso haver respeito das duas partes”, observa.

As Cadecs foram criadas a partir da Lei n.º 13.288/2016, conhecida como Lei de Integração, e são constituídas onde há unidades industriais de agroindústrias integradoras. Trata-se de um ambiente paritário – formado pelo mesmo número de componentes do lado da indústria e do lado dos produtores – para realização reuniões e negociação sobre a atividade produtiva.

Veja mais fotos do treinamento

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio