Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR capacita mulheres na área de turismo rural

Grupo se conheceu por meio do Programa Mulher Atual e idealizou o roteiro Caminhos Cambira, na região de Apucarana

Nos últimos anos, as transformações ocorridas no meio rural trouxeram um novo olhar sobre a vida no campo. O turismo rural, que até décadas atrás, era apenas um escape às
dificuldades financeiras das fazendas, passou a ser visto sob outra perspectiva. Por meio da profissionalização, a atividade passou a ser um forte vetor para a revitalização  econômica e social das regiões.

No Norte Central do Paraná, na região de Apucarana, um grupo de mulheres do município de Cambira descobriu no turismo rural uma nova forma de trabalho e,  principalmente, de mudança de vida. O estímulo veio por meio do Programa Mulher Atual, uma iniciativa do SENAR-PR que fortalece a importância da mulher e do seu papel na sociedade, fomentando o potencial de liderança das participantes.

O pontapé inicial para o interesse no turismo rural ocorreu em 2015, quando as primeiras mulheres se conheceram durante o programa. Posteriormente, o grupo solicitou ao SENAR-PR os cursos “Turismo Rural e Oportunidade de Negócios”, “Artesanato como Recurso Turístico” e “Acolhida no Meio Rural”.

Porém, na época, a maioria observou que ainda não tinham condições financeiras para começar um pequeno negócio de turismo. Então, optaram por organizar o grupo de  Mulheres Empreendedoras Rurais com a Feira da Mulher Rural para começar a divulgar suas propriedades e seus produtos.

Em 2018, durante outra turma do Programa Mulher Atual, o interesse pelo turismo rural, dessa vez, veio para valer. As turmas de 2015 e 2018 se uniram e o espírito de equipe se instalou. O grupo, com 15 mulheres produtoras rurais, fez nove módulos na área de turismo rural, incluindo “De Olho na Qualidade Rural”, “Serviços de Restaurantes Rurais”, “Segredos da Boa Culinária Rural” e “Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas”, além do Programa Empreendedor Rural (PER).

A instrutora do SENAR-PR Devanilde Alves orientou as mulheres durante boa parte do projeto. A transformação foi nítida e todas as ideias partiram do grupo. “Geralmente é mais difícil trabalhar em equipe, pois existe uma divergência de ideias. Esse [grupo] foi uma surpresa, deu muito certo. São mulheres apoiando mulheres”, afirma a instrutora.

Caminhos Cambira

Em abril deste ano, o grupo organizou quatro opções de roteiros integrando seis propriedades. O escolhido foi o Caminhos Cambira, que se tornou roteiro oficial após o  lançamento no Salão Paranaense de Turismo em Curitiba, em maio.

A produtora rural Cássia Felix, uma das responsáveis pela apresentação do Caminhos Cambira em Curitiba, define o projeto como “um sonho que finalmente saiu do papel”. “Já tínhamos nos juntado várias vezes. Com a nova turma do Mulher Atual em 2018, idealizamos e conseguimos realizar. O que mais nos apoiou foram os cursos do SENAR-PR, além de a instrutora pegar na nossa mão e orientar”, conta.

No roteiro estão inclusos café da manhã às margens de uma represa, trilhas, degustação de cafés especiais e quitutes rurais, visita a um moinho de pedras e igreja histórica,  banho de cachoeira, almoço em um pesque-pague e café da tarde, com ponto de vendas para os produtos. O custo é de R$ 70 por pessoa.

“Somos parceiras. Nós idealizamos, organizamos e fomos atrás. Agora estamos começando a ter um retorno. Ainda é um extra, estamos no começo, mas temos pessoas que já estão investindo de verdade, modificando a propriedade para futuramente ser a única renda”, relata Cássia.

No sítio Bela Vista, a produtora Maria Cilce de Souza, que nunca havia pensado em trabalhar com turismo rural, é a responsável por abrir o roteiro com um café da manhã às margens da represa. A intenção é continuar se dedicando ao turismo e investir na infraestrutura da propriedade para este fim. “Será maravilhoso poder receber o pessoal e oferecer para eles um lugar de lazer, de descanso. Queremos fazer o melhor”, diz, animada.

Para Maria, o Programa Mulher Atual e os cursos do SENAR-PR foram o início de tudo. “É algo muito especial. A preparação que a gente recebe é muito boa mesmo”, conclui.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

 

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio