Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 25/08/2017 - 17h01
Postado em Avicultura, Destaques

25/08/2017 17h01 - Postado em Avicultura, Destaques

SENAR-PR alerta produtores sobre adequações em aviários

Atendendo demanda de empresa em Rolândia, entidade promoveu rodada de palestras sobre instruções normativas relacionadas a biosseguridade

O SENAR-PR promoveu em Rolândia, no Norte do Paraná, uma rodada de palestras sobre Instruções Normativas (IN) relacionadas à biosseguridade na avicultura. O objetivo foi sensibilizar os produtores quanto a necessidade de atender as exigências da IN 59 e da IN 20, em vigor em todo o território nacional.

A IN59 trata de condutas que precisam ser atendidas na rotina, estrutura de edificações e entorno das granjas (ver principais mudanças na página 21). Os criadouros de aves construídos depois de 2009 já foram concebidos atendendo aos padrões exigidos pela legislação. As edificações construídas antes desta data, porém, precisam ser adaptadas. O SENAR-PR busca conscientizar os avicultores da necessidade dessa adequação e da importância dela na proteção dos lotes contra agentes nocivos às aves e, também, ao ser humano. “Não basta ter adequação, tem que praticá-la, isso foi o foco do evento: colocar a IN 59 em prática”, diz a zootecnista e técnica do SENAR-PR Daniella Sgarioni de Faria.

Já a IN 20 é mais recente (2016) e estabelece regras mais rígidas para o controle de salmonela. Por ser uma questão de saúde pública, envolve uma preocupação especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), principalmente em relação às exportações. “O produtor precisa ter consciência do que é a salmonela e o problema que ela representa, e precisa estar atento ao que é necessário para proteger o lote. A salmonela pode causar prejuízos econômico ao reduzir os índices zootécnicos. Consequentemente, se não houver a devida atenção isso pode afetar o produtor, o frigorífico e a saúde pública”, afirma Juliana Afonso Branco dos Santos, médica veterinária e instrutora do SENAR-PR.

Leia matéria completa aqui.

Título da Postagem: SENAR-PR alerta produtores sobre adequações em aviários

imprensa@faep.com.br