Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR ajuda jovem produtor a profissionalizar produção de mel

Deli Bahls Fiúza Junior passou pelos programas JAA e PER e, após frequentar curso de apicultura, se dedicou a atividade

A atividade começou quase por acaso, quando, no fim de 2016, o jovem produtor rural Deli Bahls Fiúza Junior, então com 20 anos, ganhou do tio uma caixa para cultivo de abelhas africanas. A produção, no entanto, só passou a se profissionalizar em agosto de 2017, assim que Fiúza Junior frequentou o curso “Trabalhador na apicultura – Apicultura I”, que faz parte do catálogo do SENAR-PR, em Boa Ventura do São Roque, na região Centro-Sul do Paraná. A partir dali, o produtor passou a ver a atividade como uma profissão.

“Eu já tinha começado a produção na prática, mas o curso dá essa visão mais profissional. Ensina desde coisas simples que a gente não notava no dia a dia, como diminuir a entrada das abelhas na caixa, até técnicas de manejo que agregam bastante”, diz Fiúza Junior. “Minha produção está profissionalizada”, acrescenta.

A produção do apicultor ainda é pequena – são cinco colmeias. Mas o planejamento é quadruplicar o negócio em até dois anos, chegando a 20 colônias de abelhas. Paralelamente, Fiúza Junior pretende dar um salto na comercialização – aspecto que também foi abordado no curso. Por enquanto, ele vende diretamente a consumidores. A expectativa, no entanto, é de atingir compradores mais robustos, como mercados da região.

“A meta é continuar a suprir esses consumidores fieis, mas também atingir mercados, que têm capacidade de compra muito maior”, planeja. “Para algumas etapas, eu já preciso contratar ajudante. Vai gerando oportunidades para mais gente”, aponta.

Capacitação

Fiúza Junior mora com a família em uma propriedade de 16 hectares e, ainda na escola, sua vocação para o campo foi reforçada, quando, em 2014, participou do Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), desenvolvido pelo SENAR-PR. O programa é voltado à aprendizagem profissional rural de adolescentes que são filhos de produtores ou trabalhadores rurais. Posteriormente, Fiúza Junior também participou do Programa Empreendedor Rural (PER), idealizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com Sebrae-PR e Fetaep.

“Todos esses cursos sempre me ajudaram muito, porque fazem a gente ver melhor, a ter um olhar profissional, mesmo. Os cursos sempre agregaram bastante e me levaram para a profissão em que estou hoje”, avalia.

Curso do SENAR-PR
“Trabalhador na apicultura – apicultura I”
Modalidade: formação profissional rural
Objetivo: criar abelhas para produção de mel, cera, própolis, pólen e rainhas
Público-alvo: trabalhador e produtor rural
Carga horária: 32 horas
Idade mínima: 18 anos

Leia mais notícias sobre o agronegócio no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio