Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR abre processos para credenciamento de instrutores

Dois editais trazem oportunidades para ministrar o Programa Mulher Atual e curso na área de produção de morangos

O SENAR-PR está com dois editais abertos para credenciamento de instrutores. Em novembro, a instituição divulgou o Edital 006/2019, para o credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços de treinamento na Formação Profissional Rural: Mulher Atual. Da mesma forma, o edital 007/2019 irá credenciar pessoas jurídicas para atuar no curso “Trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras – morangueiro –  Manejo Integrado de Pragas (MIP)”.  

Nos dois casos, o objetivo é aumentar o quadro de prestadores de serviço do SENAR-PR. Desta forma existe demanda em praticamente todas as regiões do Estado. O prazo para inscrição no Edital 006/2019 (Mulher Atual) se encerra dia 8 de dezembro de 2019 e do Edital 007/2019 (Morangueiro), em 11 de dezembro do mesmo ano.

O modelo de editais de credenciamento reflete a preocupação do SENAR-PR na seleção dos melhores profissionais para ministrar seus cursos. Esta é um cuidado constante, que tem como finalidade fornecer cursos e treinamentos de qualidade, que façam diferença na atividade produtiva, ou mesmo na sua qualidade de vida do produtor rural.

Capacitações

O Mulher Atual é um programa do SENAR-PR voltado exclusivamente para mulheres, que tem como objetivo fortalecer o papel do público feminino nas propriedades rurais, despertando para a autonomia e aumentando a autoestima.

No caso “Trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras – morangueiro –  Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, o curso vai ao encontro de uma tendência cada vez mais forte na produção e frutas e hortaliças, que é o uso racional dos agroquímicos. Com o conhecimento de como os insetos e outros organismos presentes no próprio canteiro atuam, o fruticultor pode utiliza-los para combater as pragas que causam prejuízo econômico, minimizando assim a necessidade de aplicações.

Inscrições

O processo de seleção tem diversas etapas, todas descritas no edital. Os candidatos melhores colocados irão participar de capacitações técnicas e pedagógicas e de processos avaliativos. O resultado final sai nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020, respectivamente. Os editais com todas as informações do processo seletivo estão no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (www.sistemafaep.org.br), na seção “Editais”.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio