Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 16/10/2017 - 16h00
Postado em Destaques, Meio Ambiente

16/10/2017 16h00 - Postado em Destaques, Meio Ambiente

Seminário reúne projetos de conservação de solo

Seminário reúne projetos de conservação de solo 35 trabalhos das sete mesorregiões irão desenvolver ações agrícola sustentável em todo o Estado

O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), desenvolvido pelo governo estadual com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e outras entidades públicas e privadas, iniciou uma nova etapa no processo de retomada de técnicas conservacionistas no Estado. Nos dias 10 e 11 de outubro, diversos pesquisados de todas as regiões do Paraná participaram do 1º Seminário da Rede Estadual de Pesquisa em Manejo e Conservação de Solo e Água, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, em Curitiba.

Na ocasião, os 35 projetos aprovados – sete megaparcelas e 28 subprojetos – em chamada pública realizada pela Fundação Araucária, também parceira do Prosolo, foram apresentados pelos coordenadores das setes regionais. “Por um período, o Paraná se afastou das técnicas de conservação. Agora estamos na busca por soluções para a retomada deste processo, de ações voltadas para o solo e da água, os principais patrimônios dos produtores. O Prosolo junta essas peças e chega a conclusões do que fazer. Precisamos reunir todo o conhecimento e capacidade que temos no Estado”, ressalta o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Neto.

A primeira parte do seminário foi destinada aos esclarecimentos para o andamento dos projetos ao longo dos próximos quatro anos, incluindo as questões financeiras e administrativas do processo. “Cada coordenador terá que fazer o acompanhamento do seu projeto, realizando relatórios de como está no plano de trabalho”, destaca Osmar Muzilli, da Fundação Araucária.

Leia mais sobre o tema aqui.

Título da Postagem: Seminário reúne projetos de conservação de solo

imprensa@faep.com.br