Sistema FAEP/SENAR-PR

Seis indústrias do Paraná ganham autorização para exportar para a Rússia

O país europeu retirou barreira a 90 frigoríficos brasileiros. Seis deles são paranaenses e devem exportar principalmente carne de frango ao outro continente

O Paraná é o estado brasileiro que mais  se beneficiará dos conflitos entre russos, norte-americanos e europeus. Depois que o presidente Vladimir Putin anunciou embargo à importação de alimentos que normalmente são comprados nos Estados Unidos pela Rússia, o país decidiu abrir as portas ao Brasil.

Na última quarta-feira (6), o país europeu retirou barreira a 90 frigoríficos brasileiros. Seis deles são paranaenses e devem exportar principalmente carne de frango ao outro continente. Alguns já estavam aptos a vender produtos aos russos, mas ganharam novas habilitações.

Das seis plantas instaladas no Paraná, três produzem e agora exportam frango. As outras três concessões foram para unidades voltadas ao comércio de carne bovina, suína e produtos lácteos, conforme relatório do Rosselkhoznadzor, o órgão de vigilância sanitária russo.

O secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seneri Paludo, afirmou que a liberação pode representar uma “revolução” para a indústria brasileira de carnes, comparável à que a China provocou nas exportações de soja do Brasil na última década.

No ano passado, o Brasil exportou 60 mil toneladas de carne de frango para a Rússia. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor, vê a possibilidade de o volume crescer para 210 mil toneladas neste ano após o anúncio.

Fonte: Gazeta do Povo – 08/08/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio