Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 03/07/2013 - 12h00
Postado em Notícias

03/07/2013 12h00 - Postado em Notícias

Safra de trigo no Paraná está prejudicada pela chuva

As enxurradas que atingiram todo o Paraná no último mês causaram estragos nas cidades e no campo. O plantio do trigo, que nesta época do ano passado alcançava 93% da área prevista, está em 85%, conforme levantamento divulgado ontem pelo Deral (Departamento de Economia Rural), da Seab (Secretaria de Agricultura do Estado). O atraso nos […]

As enxurradas que atingiram todo o Paraná no último mês causaram estragos nas cidades e no campo. O plantio do trigo, que nesta época do ano passado alcançava 93% da área prevista, está em 85%, conforme levantamento divulgado ontem pelo Deral (Departamento de Economia Rural), da Seab (Secretaria de Agricultura do Estado). O atraso nos trabalhos de semeadura está diretamente ligado aos índices pluviométricos registrados no último mês.

Em Ponta Grossa, por exemplo, município que representa mais de 20% da produção de trigo do Paraná, choveu 177% a mais do que a média esperada para o junho, conforme dados da Somar Meteorologia. Foram mais de 270 milímetros de água ao longo do mês passado, enquanto a média é de 97 milímetros.

A chuvarada também atrasa a retirada do milho das plantações. Segundo o Deral, até segunda-feira (1/7), a colheita do grão havia sido concluída em 4% do terreno cultivado, contra 6% registrados no mesmo período de 2012.

Fonte: Gazeta do Povo

imprensa@faep.com.br