Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra da maçã deve chegar 6 mil toneladas

O terceiro maior produtor de maçã do Paraná, Porto Amazonas se prepara para colher uma safra próxima a 6,2 mil toneladas

_MG_2003O terceiro maior produtor de maçã do Paraná, Porto Amazonas se prepara para colher uma safra próxima da registrada em 2012, quando a produção chegou a 6,2 mil toneladas. Em 2013 foram colhidas 7,2 mil toneladas, porém a geada de setembro do ano passado afetou a safra colhida agora. No entanto, a qualidade da fruta que recém saiu das macieiras é a mesma apresentada nos anos anteriores e, novamente, será chamariz para a Festa da Maça, que o município realizará nos próximos dias 14,15 e 16 deste mês.

De olho nas frutas que ainda estão por ser colhidas, Dovilio Soares, gerente de uma das propriedades que planta maçã, conta que a geada de setembro do ano passado trouxe grande prejuízo às plantações. “As macieiras estavam na fase da frutificação quando geou muito forte”, lembra. A perda atingiu 30 hectares da fazenda dos 60 hectares de maçã das variedades Gala e Eva.

A propriedade investe na fruticultura há 30 anos. A geada afetou também os 13 hectares com pera. No início do plantio, em julho do ano passado, a previsão era uma colheita de 100 toneladas, porém apenas 40 toneladas foram colhidas.

 
Fonte: Diário dos Campos Gerais – 07/02/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio