Sistema FAEP/SENAR-PR

Rio Grande do Sul discute produção sustentável do leite e busca excelência em qualidade

A próxima segunda (29) e terça-feira (30) serão dias de grande movimentação no Rio Grande do Sul, primeiro estado a receber as conferências estaduais da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para ser realizada em outubro, em Brasília. A etapa estadual vai eleger os representantes que participarão do evento na capital federal, além de promover debate sobre o documento de referência e a votação de propostas para a etapa Nacional.

A previsão é que as conferências estaduais sigam até agosto, em todo o País. Cada estado terá um número determinado de representantes, dependendo da população rural versus a população total – o Rio Grande do Sul levará para a Nacional 46 delegados. O secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/ MDA), Roberto Nascimento, explica que esse será um momento de discussão e avanço nas proposições.

"Além de discutir as políticas públicas, tendo em vista a Conferência Nacional, é importante que cada estado construa o seu plano estadual e que a realidade de cada local seja considerada. Nas estaduais é que serão consolidadas todas as propostas das conferências anteriores", diz Roberto.

O processo para as conferências estaduais começou em maio. Os estados receberam de cada território um relatório com propostas, para que fossem sistematizadas e, no momento certo, votadas em plenária. As escolhidas serão encaminhadas para a Nacional e as demais ficarão em discussão nos próprios estados.

"Nas conferências territoriais, por exemplo, foi discutida a atual conjuntura e a estrutura da agricultura familiar, da reforma agrária, de todos os processos e de todas as políticas públicas executadas pelo governo. Daí é que foram retiradas as propostas para as conferências estaduais", completa Roberto Nascimento.

Os próximos estados a receberem as conferências estaduais são Ceará, Alagoas e Mato Grosso, nas primeiras semanas de agosto.

Conferência Nacional

A Conferência Nacional, apoiada pelo MDA, tem como objetivo específico debater o desenvolvimento rural sustentável e solidário no Brasil, por meio da construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. A perspectiva do evento é de traçar planos para as próximas duas décadas.

São esperadas 1,5 mil pessoas no evento nacional, sendo 1,2 mil delegados, 200 convidados e 100 observadores.

Serviço

Conferência Estadual no Rio Grande do Sul

Data: 29 e 30 de julho (segunda e terça).

Hora: abertura no dia 29, às 9h30. No dia 30, a partir das 8h.

Local: Hotel Embaixador – Rua Jerônimo Coelho, 354 – Porto Alegre (RS).

Rural Centro

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio