Sistema FAEP/SENAR-PR

Reunião da Comissão de Grãos da FAEP

No último dia 17 de outubro a Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP esteve reunida em Guarapuava durante a realização do Winter Show evento de cereais de inverno (cevada, trigo, triticale, aveia e canola). Os integrantes fizeram uma rodada de informações sobre a conjuntura de plantio e colheita nas regiões do Paraná.

Os participantes da Comissão de Grãos demonstraram grande preocupação com a falta de sementes para a próxima safra. “Essa escassez de produção de sementes de trigo foi causada pelas fortes geadas que atingiram o Paraná. Os produtores vão encaminhar pedido ao Ministério da Agricultura solicitando que o problema seja resolvido com campos emergenciais”, comenta o economista e coordenador do Departamento Técnico e Econômico da FAEP, Pedro Loyola, que assessora a comissão.

Outra constatação é que devido aos baixos preços do milho muitos produtores vão migrar para o cultivo da soja na safra de verão. “Quem planejou o plantio de verão até março desse ano e adquiriu insumos até esse mês vai conseguir manter o plantio, mas quem não fez esse planejamento antecipado vai investir na soja pela boa rentabilidade”, finalizou Loyola.

Também foram validadas as “Propostas de Políticas para as Culturas de Inverno/Trigo”. O presidente da Comissão de Grãos, Ivo Arnt Filho afirmou que “o aumento e garantia do preço mínimo ao trigo e garantia de recursos para que o governo possa intervir no mercado caso as cotações fiquem abaixo do preço mínimo. Só assim o governo terá condições de estimular o produtor rural a aumentar a área plantada e a produção”, disse.

O documento final constará com as propostas da FAEP, Ocepar e SEAB/PR e será encaminhado para o governo federal ainda em outubro. Ele também será defendido em Brasília, no próximo dia 30/10, durante a terceira reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O grupo segurador BB/Mapfre também fez uma apresentação sobre as opções de seguro de produção e de faturamento para o cultivo de grãos.

Fonte: FAEP

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio