Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrinho premia seis projetos pedagógicos do Estado

Professoras trabalharam as relações entre o campo e a cidade com os alunos

Como acontece todos os anos desde 1996, quando o Concurso Agrinho passou a premiar as boas iniciativas das salas de aula paranaenses, a proteção ao meio ambiente e o respeito pelo produtor rural estiveram no pódio das Experiências Pedagógicas premiadas em 2018.

As professoras vencedoras, bem como as os alunos que participaram da competição por meio de desenhos e redações, foram revelados em uma grande cerimônia, nesta segunda-feira (5), realizada no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que reuniu mais de 1,5 mil pessoas.

Pais, estudantes, docentes, autoridades e lideranças rurais de todas as regiões do Estado participaram desta grande festa da educação. O evento é a coroação e um ano de trabalho, dentro e fora das escolas, onde professores e alunos juntaram forças para estreitar os laços entre o campo e a cidade, mostrando que existe uma interdependência entre estes dois cenários e a harmonia entre eles é a chave de uma vida melhor.

Este ano foram inscritos no concurso mais de 7 mil trabalhos. Apenas na categoria Experiência Pedagógica foram 700, para, ao final escolher quatro iniciativas da rede pública e uma da rede particular de ensino. Desde o ano passado, também é premiado um docente na categoria Agrinho Solos, somando seis vencedores ao todo. Cada um levará para casa um carro zero quilômetros. Os estudantes premiados recebem tablets e laptops.

Este ano a primeira colocada entre as professoras da rede pública no concurso Agrinho 2018 veio da cidade de São Miguel do Iguaçu (região Oeste). Paula Rosângela Manente, da Escola Municipal Serafin M. de Souza, trabalhou com seus alunos as relações entre o campo e a cidade no projeto “Do campo à mesa”, que utilizou a origem dos alimentos para tratar deste tema. “É uma emoção indescritível, um evento desta dimensão valorizando o trabalho árduo dos professores em sala de aula”, afirmou a vencedora na cerimônia de encerramento.

A segunda colocada da rede pública foi Ana Paula Mara, da Escola Municipal Heitor Ditzel, de Ponta Grossa (Campos Gerais). Seu projeto vencedor tratou da implantação de uma rádio dentro da escola, a Rádio Comilão, que envolveu familiares e a comunidade do município em prol dos bons hábitos de alimentação.

A professora Márcia Aparecida Hyoshimotom, da Escola Municipal Therezinha Bagatin, em Terra Boa (região centro-ocidental), levou a terceira colocação com o projeto “A influência da tecnologia na agricultura e na nossa mesa”, que promoveu uma reflexão entre as crianças, mostrando que equipamentos agropecuários também carregam muita inovação e tecnologia.

De Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba) veio a quarta colocada entre as escolas públicas. A professora Taiza Tanajura Klemba da Escola Municipal João C. da Silva, trabalhou o preconceito linguístico e a valorização do homem do campo entre os jovens.

Rede Particular

A vencedora entre as escolas particulares foi a professora Ana Paula Ghellere, do Colégio Franciscano Nossa Sra. de Fátima, em São Miguel do Iguaçu. Seu projeto “Reeducação alimentar – plante essa ideia, valorize quem planta”, buscou promover a saúde e valorizar o produtor rural paranaense, que é o grande responsável por levar o alimento à mesa. “Foi o reconhecimento de um trabalho de um ano inteiro, estou muito feliz”, disse ao receber a chave do automóvel.

Agrinho Solos

Na categoria Agrinho Solos, que neste ano chega à sua segunda edição no Concurso Agrinho, a professora Lia Marcia da Silva, da Escola Municipal São Sebastião, na cidade de Castro (Campos Gerais) foi a vencedora. Seu projeto “Alunos em defesa da natureza preservando seu maior patrimônio: o solo”, envolveu a comunidade escolar e a população do município em ações de conscientização e preservação deste recurso natural. “O sentimento é de gratidão. Só tenho a agradecer a Deus por esse prêmio”, disse.

Agrinho

O Programa Agrinho é a maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, que já foi inclusive replicado em outros estados e até outros países de língua portuguesa. Todos os anos a iniciativa mobiliza cerca de 1,5 milhão de alunos e 80 mil professores em todo Paraná. Ao longo do ano, os docentes utilizam os materiais didáticos do Agrinho para levar para as salas de aula temas transversais como cidadania, ética, segurança pessoal e meio ambiente.

O Concurso Agrinho, cuja premiação ocorreu neste último dia 5 de novembro, premia as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao longo do ano e também os alunos. Também existem as categorias Escola Agrinho, Município Agrinho e Núcleo Agrinho, que são premiados anualmente.

O projeto conta com o apoio institucional da Copel, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Sanepar, BRDE, Viapar, Rumo Logística, Governo do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Banco do Brasil e Itaipu Binacional, além de prefeituras de diversos municípios.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio