Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 26/04/2017 - 17h35
Postado em Destaques, Notícias

26/04/2017 17h35 - Postado em Destaques, Notícias

Remineralizadores de solo melhoram aproveitamento de nutrientes pelas plantas

Marco legal regulamentou a produção destes produtos no país

O uso da rochagem ou “pó de rocha” na agricultura é uma prática antiga que por muitos anos dividiu opiniões sobre sua real eficácia. Isso porque muitos produtos disponíveis no mercado de fato não tinham as características desejáveis, sendo muitas vezes simples rejeitos de pedreiras e mineradoras que iam parar nas lavouras sem critério algum.

Além disso, produtores e técnicos acabavam colocando esses itens no mesmo balaio de fertilizantes químicos, como potássio, fósforo e nitrogênio (que juntos formam sigla NPK), quando eles não fazem parte deste grupo. Segundo o geólogo e pesquisador da Embrapa Cerrados, Eder de Souza Martins, os “remineralizadores” (nome correto destes produtos) são um novo tipo de insumo que pode trazer benefícios duradouros para o solo, dentre eles o maior aproveitamento dos nutrientes disponíveis pelas plantas.

De acordo com Martins, além de possuir elementos químicos importantes para a nutrição dos vegetais, os remineralizadores aumentam a capacidade de troca de cátions (CTC) do solo, efeito que tem relação direta com a sua capacidade de reter água, nutrientes e estabilizar a matéria orgânica. A utilização desses produtos vem sendo comemorados por produtores, que têm obtido bom rendimento nas lavouras e economia na compra de fertilizantes químicos (NPK).

Leia a matéria completa aqui.

Título da Postagem: Remineralizadores de solo melhoram aproveitamento de nutrientes pelas plantas

imprensa@faep.com.br