Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 02/12/2016 - 13h32
Postado em Destaques, Programa Empreendedor Rural

02/12/2016 13h32 - Postado em Destaques, Programa Empreendedor Rural

Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016

Cultivo de hortaliças e melancia ficou na segunda colocação, enquanto diversificação das atividades na propriedade ocupou a terceira posição. Autores receberam uma viagem técnica internacional como prêmio

O jovem Gustavo Freyhardt, de Porto Vitória, 21 anos, conquistou o primeiro lugar do Programa Empreendedor Rural 2016. A melhora do cultivo de hortaliças e melancia do produtor Hezion Eduardo Naiverth, de Paula Freitas, ficou na segunda colocação.

A médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, de Maringá, ocupou a terceira posição com o projeto “Mais renda, por favor”, que propõe uma série de ações para diversificação das atividades na propriedade. A revelação dos ganhadores ocorreu durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (2).

O projeto de Freyhardt, com o título “Investimentos em benfeitorias da leiteria visando o bem-estar e qualidade de vida da família”, busca elevar os índices de produtividade na atividade leiteira. O bem-estar animal do rebanho de 200 animais será alcançado com investimentos em equipamentos mais modernos para a sala de ordenha.

“Estou muito feliz e realizado com essa premiação. Ao longo do curso percebi o quanto a gestão faz a diferença na propriedade rural”, disse Freyhardt, quando recebeu a notícia. “O Programa projetou novos horizontes na nossa propriedade porque tivemos uma nova maneira de olhar para toda a parte que envolve a gestão, os custos de produção e as receitas da fazenda”, acrescenta.

Hezion Eduardo Naiverth, 36 anos, desenvolveu um projeto para melhorar o cultivo de hortaliças e melancia na propriedade de 47 hectares. Com o título “Otimização da produção de alimentos através de investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias”, o projeto permitiu implantar um sistema de irrigação para o cultivo da fruta. “

“Agradeço ao SENAR pela oportunidade do curso, que permitiu mudar minha visão e gestão da propriedade”, ressalta Naiverth.

Com o sugestivo título “Mais renda, por favor”, o projeto da médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, 38 anos, conquistou o terceiro lugar. Ela desenvolveu um projeto para diversificar as atividades na propriedade de 24, 2 hectares. Ao longo do curso, Carolina trabalhou com a elaboração de seis propostas: o plantio de diversas mudas agroflorestais e de mogno e glirícidia; o cultivo de noz-pecã; a construção do corredor e a divisa dos talhões para o cultivo do fruto; a construção de galinheiro para as poedeiras e da composteira de carcaça.

“Eu não esperava ganhar esse prêmio. E se pudesse fazer, faria tudo novamente”, reforça Carolina.

Título da Postagem: Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016

imprensa@faep.com.br