Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa Empreendedor Rural revela melhores projetos de 2016

O evento terá presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros; palestra do pesquisador Zander Navarro e apresentação do grupo Blindagem acompanhado pela Orquestra Paranaense de Viola Caipira

Na próxima sexta-feira (2/12), Curitiba será invadida por milhares de produtores rurais, das mais diversas regiões do Estado. O motivo do campo “se mudar” para a cidade, ao menos por um dia, é o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, onde ocorre a premiação do Programa Empreendedor Rural (PER), no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana da capital paranaense, que irá reunir mais de cinco mil pessoas. Na ocasião, além de uma programação intensa, serão revelados os três melhores projetos de 2016.

Durante o evento o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lança a Campanha Nacional de Combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikunguya e Zika.  A programação do PER também inclui uma palestra com o sociólogo, professor e pesquisador da Embrapa Estudos e Capacitação, de Brasília, Zander Navarro, com o tema “A situação atual e o futuro próximo da agricultura e das regiões rurais do Brasil”. Navarro irá falar sobre os desafios da atividade agropecuária.

Outra atração imperdível será a apresentação do grupo Blindagem acompanhado pela Orquestra Paranaense de Viola Caipira, que irão executar canções clássicas do cancioneiro popular, promovendo o encontro do rock paranaense com a música de raiz.

Há 14 anos promovido pelo SENAR-PR, em parceria com o Sebrae-PR e com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), o PER já permitiu que milhares de produtores transformassem seus projetos, desenvolvidos ao longo do curso, em negócios rentáveis. Na atual edição, 88 projetos foram produzidos pelos participantes das 54 turmas. Destes, 10 foram selecionados por uma banca (veja cada um abaixo) composta por dez técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, Fetaep e do Sebrae-PR, professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os três primeiros colocados serão revelados no dia 2 de dezembro, e premiados com uma viagem técnica, nacional ou internacional.

“Ao longo dos 14 anos, 22 mil produtores rurais tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências como empreendedores para melhorar suas atividades. Os projetos são a prova de que muitas transformações positivas estão acontecendo no campo”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Olimpíadas

A programação do evento do PER ainda inclui a Olimpíada Rural nas modalidades português e matemática. O evento, direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) ao longo de 2016, estimula o conhecimento nestas áreas.

Este ano, foram 962 inscrições, sendo 539 de matemática e 423 de português. Após a linha de corte na nota 9,7 na primeira disciplina e 8,7 na segunda, 50 alunos em cada uma delas, foram selecionados para a etapa final, que ocorre durante o evento do PER.

“Percebemos que o pessoal está melhor preparado, pois a linha de corte foi bastante alta. Acreditamos que a prova final será de alto nível, com assuntos que aprenderam ao longo do ano”, diz a pedagoga e técnica do SENAR-PR Regiane Hornung, responsável pelos programas JAA e AJJ.

No dia 2, em uma sala montada especialmente para Olimpíada Rural, os 100 alunos irão fazer a prova elaborada por especialistas. Os três melhores de cada disciplina serão premiados com um tablet.

Histórico

Criando em 2003 no Paraná, o PER foi estendido para outras regiões do país em 2007. Atualmente, o programa é oferecido em 23 Estados e no Distrito Federal.

Desde 2012, o SENAR-PR também passou a oferecer o Programa Empreendedor Rural via internet – o Empreendedor à Distância. Com foco no planejamento estratégico, o curso com 40 horas é dividido em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.

 

SERVIÇO

Data: 02/12/2016 (sexta-feira)

Horário: 8h30h premiação após o almoço

Local: ExpoTrade Pinhais (Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, nº 10454)

 

Conheça os 10 Finalistas do Programa Empreendedor Rural 2016

 

Projeto: Correção de solo

Autor: Leandro Batista Toledo

Município: Campina da Lagoa

 

Projeto: Pecuária Sustentável: uma proposta de confinamento no Sítio São José

Autora: Eliane de Fátima Zavagli Marson

Município: Cornélio Procópio

 

Projeto: Propriedade: Agropecuária Santo Antonio

Autora: Diziely Carolina Rocha de Ré

Município: Goioerê

 

Projeto: Barracão para implantação do sistema de Compost Barn

Autores: Aldino Albino Iargas e Esiquel de Fátima Tauscher

Município: Goioxim

 

Projeto: Mais renda, por favor

Autora: Carolina Ferreira Porto

Município: Maringá

 

Projeto: Otimização da produção de alimentos através do investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias

Autor: Hezion Eduardo Naiverth

Município: Paula Freitas

 

Projeto: Análise do complexo produtivo da empresa rural Sítio Santo Antônio visando sua estruturação e aplicação de um programa de gestão de custos por atividade e maximização da estrutura leiteira

Autora: Ana Paula Costa Schmitt

Município: Pitanga

 

Projeto: Ampliação de plantel da Granja Oliveira

Autores: Joemir João Oliveira e Aline Patrícia Binsfeld Oliveira

Município: Nova Santa Rosa

 

Projeto: Otimização do rebanho leiteiro para posterior engorda de bezerros holandeses

Autores: Cimone Giacomin e Marta Giacomin

Município: Turvo

 

Projeto: Investimento em benfeitorias da leiteira visando o bem-estar animal e qualidade de vida da família

Autor: Gustavo Freyhardt

Município: União da Vitória

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio