Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 20/12/2018 - 09h46
Postado em Destaques, Notícias, Programa Empreendedor Rural

20/12/2018 09h46 - Postado em Destaques, Notícias, Programa Empreendedor Rural

Programa Empreendedor Rural chega a 2018 com 28 mil produtores capacitados

Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais reuniu mais de 5 mil pessoas em Pinhais, região metropolitana de Curitiba

No dia 14 de dezembro, produtores, lideranças rurais e agentes da cadeia do agronegócio paranaense estiveram às voltas com a seguinte questão: “como a inovação e as novas tecnologias podem atuar em sintonia com o empreendedorismo no campo?”. Essa ideia permeou o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, que reuniu na Região Metropolitana de Curitiba mais de 5 mil pessoas, vindas de todas as regiões do Estado.

Tamanho interesse e adesão têm explicação. Ao longo do evento foram revelados os três vencedores do Concurso 2018 do Programa Empreendedor Rural (PER), iniciativa conjunta do Sistema FAEP/SENAR-PR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). O Programa reconhece as melhores iniciativas empreendedoras no meio rural paranaense.

A premiação é a coroação de um trabalho que começou no início deste ano, com a formação das turmas do PER em todo o Estado. Para isso, o SENAR-PR oferece um curso com o objetivo de orientar a família rural paranaense a empreender com segurança e responsabilidade. Ao longo das aulas, os participantes aprendem a realizar estudos de mercado, análise de custos e outras aptidões necessárias para colocar seus sonhos na ponta do lápis e assim tomar suas decisões de negócio de forma balizada e segura.

Este ano, o concurso recebeu 89 trabalhos, que foram avaliados por uma banca composta por especialistas que, posteriormente, selecionou os 10 finalistas. Os três melhores projetos receberam como prêmio uma viagem técnica internacional, para que possam conhecer a realidade produtiva de outro país (veja os ganhadores na página 18). Vale lembrar que, em diversas edições do PER, os projetos vencedores foram aqueles que mostraram inviabilidade na prática. Eles foram premiados justamente por isso, porque a metodologia demonstrou que aquela ideia não era viável e com isso, o produtor não desperdiçou nem tempo nem dinheiro.

Cenário futurista

Para alinhar a proposta do evento às modernidades técnicas e tecnológicas que hoje estão inseridas no dia a dia do campo, o evento levou aos participantes diversas atrações, como uma cascata digital, que formava palavras e imagens com a forma da água; óculos simuladores de realidade virtual, que transportava os participantes para dentro de uma propriedade rural; um espaço com drone, simulando os mapeamentos que esses equipamentos podem realizar na atividade agropecuária, e outros equipamentos que refletiram o tema do evento deste ano: “Líderes rurais e agricultura digital”.

De acordo com o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, o cenário tecnológico se transforma com muita velocidade, o que exige atualização constante por parte dos produtores. “Ninguém sabe o que vai acontecer daqui a cinco, 10, 15 anos. Temos que estar preparados para enfrentar os desafios que vêm por aí. No dia a dia da nossa gestão, vemos que a automação no meio rural já é uma realidade. É drone, é caminhão sem motorista… Estamos vivendo um processo de inovação na nossa agro pecuária. É esse o objetivo de estarmos trazendo essas 5 mil pessoas para saberem que temos que nos preparar para o que vem pela frente. Isso tem que acontecer por meio da educação e do conhecimento”, observou.

De acordo com o vice-governador eleito e presidente da Fecomércio, Darci Piana, a parceria firmada com o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sebrae-PR para o desenvolvimento do PER vem transformando a realidade produtiva do Estado por meio do conhecimento. “É somente com a aprendizagem que iremos manter o crescimento do agronegócio”, considerou Piana, que na ocasião prestou uma homenagem ao dirigente da FAEP, Ágide Meneguette, por sua atuação à frente da presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, que a partir de 2019 passa ao colega.

Outro anfitrião do evento, o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, também parabenizou os empreendedores presentes. “Todos vocês aqui nasceram para vencer. A agricultura precisa cada vez mais de pessoas que buscam qualificação”. Para Mueller, o PER representa um grande instrumento de transformação social, “capaz de mudar a realidade local e estadual”, avaliou.

Esse poder de otimizar a realidade produtiva do Estado também se manifestou na fala da governadora Cida Borghetti, pois o PER é importante para a modernização do agronegócio do Estado.“A FAEP é uma grande parceira que vem proporcionando toda contribuição ao Estado do Paraná, ao setor produtivo e ao agronegócio. A tecnologia de inovação no campo é de extrema importância. Essa parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR é fundamental para levar para o campo essa tecnologia avançada”, afirmou.

Na ocasião, a governadora recebeu uma homenagem da entidade pelo apoio que conferiu ao agronegócio paranaense ao longo de sua gestão. O presidente Ágide Meneguette e o vice-presidente da FAEP, Guerino Guandalini, entregaram à governadora uma placa registrando o apreço e a gratidão do setor pelas contribuições importantes que foram possíveis em nove meses de governo. “Estamos deixando o Estado organizado. Vamos deixar o Paraná pronto para assumir a agricultura digital do país. Seremos o primeiro Estado na tecnologia da inovação”, afirmou Cida.

Homenagens 

As mulheres tiveram um papel especial no evento. Para representar todas as participantes do curso Mulher  Atual, do SENAR-PR, que este ano completa 10 anos, subiram  ao palco duas participantes das primeiras edições do curso para receber uma homenagem. Assim como o PER, o Mulher Atual tem como princípio despertar nas produtoras o potencial empreendedor que muitas vezes está adormecido.

Neste ano, as palestras magnas do evento ficaram por  conta de Abimael Cereda Junior, doutor em engenharia urbana, que discorreu sobre a inovação no agronegócio, e Arthur Igreja, integrante da plataforma AAA, que falou sobre as grandes transformações tecnológicas que irão impactar o campo nos próximos anos. Após a premiação, os participantes assistiram a um show do cantor Daniel.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Título da Postagem: Programa Empreendedor Rural chega a 2018 com 28 mil produtores capacitados

imprensa@faep.com.br