Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa Carne Angus Certificada chega ao Paraná

A Associação Brasileira de Angus fechou parceria com a Cooperativa de Carnes Nobres do Vale do Jordão – CooperAliança de Guarapuava (PR), para a certificação da carne produzida pela cooperativa, situada na região sudoeste do estado, através do Programa Carne Angus Certificada. “A entrada da CooperAliança marca o início do programa no Paraná, que já está presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, envolvendo 14 plantas frigoríficas dos parceiros Marfrig, VPJ e Silva. Somente em 2011, foram abatidos cerca de 200 mil animais no programa, gerando consistentes premiações aos pecuaristas participantes. É uma satisfação incluir o Paraná na nossa iniciativa”, ressalta Paulo de Castro Marques, presidente da Angus.
 
O interesse da Angus em trazer o Programa Carne Angus Certificada para o Paraná é antigo. “As negociações com a CooperAliança começaram em 2009, exatamente durante as atividades da Expolondrina. Hoje, o programa está consolidado e visualizamos um ótimo cenário para começar a operar no Estado, até porque a cooperativa dos produtores de Guarapuava estava buscando melhores condições de pagamento para os animais Angus e Cruza Angus dos seus cooperados”, explica Reynaldo Salvador, diretor do programa de certificação da Angus.
 
Ao todo são 38 produtores cooperados que produzem animais Angus e Cruza Angus. “Esta parceria significa a valorização do nosso produto, canalizando a oferta de gado para o atendimento ao consumidor que deseja carne de qualidade”, assinala Edio Sander, presidente da CooperAliança e produtor de cruza Angus na Chácara Bela Vista (Distrito de Entre Rios).
 
A CooperAliança abate aproximadamente 12 mil animais/ano. “O percentual de animais Angus e cruza Angus chega a 45%, atingindo cerca de 500 cortes por mês. Com a certificação do Programa Carne Angus, esperamos até o final de 2012 que este número salte para 1,5 mil animais/mês no programa”, complementa Edio Sander.
 
O Estado do Paraná desponta como um grande criador de Angus, com mercado interno promissor e aquecido. “Em 2011, 42% de todas as doses de sêmen vendidos no Paraná foram de reprodutores Angus, provando que o pecuarista paranaense conhece e valoriza as características da raça, como fertilidade, precocidade e habilidade materna”, exemplifica Salvador.
 
“Vale ressaltar que os pecuaristas do Paraná conseguem abater animais Angus ou Cruza Angus de 14 meses, com peso vivo de 500 kg e peso carcaça de 270 kg, comprovando que o Estado apresenta ótimas condições para a criação de Angus”, afirma Reynaldo Salvador, projetando que até o final de 2012 o Programa Carne Angus Certificada deverá firmar parcerias com outros grupos locais.

Fonte: BeefPoint

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio