Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/03/2017 - 13h33
Postado em Destaques, Notícias

22/03/2017 13h33 - Postado em Destaques, Notícias

Profissionalização fortalece hortifruti do Vale do Iguaçu

A partir de abril, SENAR-PR inicia a capacitação de produtores de sete municípios, com foco na produção sustentável

Uma ideia que surgiu há quatro anos começou a ganhar aspectos concretos no mês passado. Desde 2013, produtores de hortifrutigranjeiros do Vale do Iguaçu, que engloba os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Paulo Frontin, União da Vitória, Cruz Machado, General Carneiro e Porto União, este último em Santa Catarina, discutiam como alavancar o desenvolvimento sustentável dentro da cadeia produtiva, com foco na aproximação, produção e consumo.

Recentemente, esse projeto deixou de ser apenas uma ideia para ganhar forma: profissionalizar os agricultores dos municípios para atender a demanda reprimida do mercado local, composto por uma rede de 14 supermercados. A capacitação dos agentes envolvidos com o processo de produção será realizada pelo SENAR-PR, por meio de um curso com 25 módulos. Cinco turmas já estão formadas, cada uma com 10 a 15 alunos, com início das aulas marcado para abril.

“A profissionalização com os cursos do programa HortiMais do SENAR-PR dará rumos ao grupo. A filosofia de trabalho do Vale do Iguaçu é alimento saudável, seja orgânico ou agricultura convencional”, explica José Eustáquio Pereira, técnico da regional da Emater em União da Vitória, durante a palestra no 23 de fevereiro, uma espécie de marco zero do projeto, para técnicos das sete cidades. Esses profissionais serão responsáveis por selecionar produtores para participar do processo de capacitação.

Leia a matéria completa aqui.

Título da Postagem: Profissionalização fortalece hortifruti do Vale do Iguaçu

imprensa@faep.com.br