Sistema FAEP/SENAR-PR
Produtividades caem conforme avança a colheita de milho no PR

Produtividades caem conforme avança a colheita de milho no PR

Com o tempo firme a colheita do milho safrinha se intensificou nos últimos dias e isso tem pressionado os preços internos pelo aumento na disponibilidade do grão

O foco hoje no milho do Paraná, onde a colheita avançou rápido favorecida pelo clima seco, porém as produtividades começam a mostrar os efeitos principalmente das geadas.

Dados semanais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB-PR) mostraram que a colheita no Estado chegou a 42% da área plantada, com 14 pontos percentuais de avanço na semana. Do que resta ser colhido, 84% está em fase de maturação, mostrando que a seca que atravessa o Estado não está afetando os rendimentos.

Com colheita acima de 50% da área plantada nas principais regiões produtoras, vemos que as produtividades tem caído com o passar das semanas, em função dos efeitos de seca no Norte e das geadas nas lavouras com colheita mais tardia. Em Campo Mourão por exemplo, produtividades eram de 6.000 kg/hectare, mas seguindo a lógica de redução conforme avanço da colheita.

Com o tempo firme a colheita do milho safrinha se intensificou nos últimos dias e isso tem pressionado os preços internos pelo aumento na disponibilidade do grão.

Fonte: AF News Agrícola

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio