Sistema FAEP/SENAR-PR

Produção do milho de segunda safra cresceu 73%, segundo a Conab

O milho de segunda safra confirmou o desempenho esperado e deverá ter crescimento de 73%, o equivalente a 16,4 milhões de toneladas sobre a safra anterior. Os dados fazem parte do 12º levantamento de safra anunciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira, 6 de setembro, em Brasília.

Com o aumento da produção, a safrinha poderá alcançar 38,86 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidos 22,46 milhões de toneladas. Segundo o secretário de Política Agrícola Caio Rocha, o volume contribuirá para que não ocorra desabastecimento do produto no Brasil e permitirá que o País feche o ano com um estoque recorde de 10 milhões de toneladas. A estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) demonstra um aumento de 26,7% ou 15,32 milhões de toneladas, alcançando 72,73 milhões de toneladas.

"Mesmo com a nova projeção de exportações, que aponta 16 milhões de toneladas embarcadas de milho este ano, a produção que está prevista garantirá o abastecimento do nosso país. Sabemos das dificuldades de transporte, mas estamos buscando alternativas para solucionar esse problema", garante Rocha.

O estudo divulgado também manteve a previsão de produção recorde de 165,9 milhões de toneladas da safra de grãos 2011/2012. O volume equivale a um aumento de 1,9% em relação à safra 2010/2011 – quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas – e significa 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total. A retração na soja (- 8,9 milhões de t) e no arroz (- 2 milhões de t) foi confirmada mais uma vez pela pesquisa.

Café em processo evolutivo

A Conab apresentou, ainda, os dados do 3º levantamento da safra 2012 do café. O grão produzido no Brasil deverá atingir um volume de 50,48 milhões de sacas, o que representa uma elevação de 16,1%, se comparado com a safra anterior – que foi de 43,48 milhões de sacas de 60 kg.

O crescimento é atribuído ao ano de alta bienalidade e ao investimento realizado pelo produtor na lavoura.

De acordo com o secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, José Gerardo Fontelles, a produção apresenta um processo evolutivo. "No momento, os produtores estão retendo o café de qualidade. Até o final de setembro, já se deve perceber uma melhora da comercialização", destaca.

Confirmada a expectativa, esta será a maior safra produzida no País, superando até mesmo o recorde anterior, de 48,48 milhões de sacas, do período 2002/2003. Em comparação com a safra de 2010, último ano de ciclo positivo, a produção é 4,96% maior.

DCI – São Paulo/SP – AGRONEGÓCIOS

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio