Sistema FAEP/SENAR-PR

Produção de soja no PR deve ultrapassar 20 mi de toneladas

Com 85% das lavouras colhidas, projeção é de recorde na safra atual da oleaginosa. Somando todas as culturas, Estado deve colher mais de 40 milhões de toneladas neste ciclo

Pela primeira vez na história, a produção de soja no Paraná deve passar das 20 milhões de toneladas. O recorde, até agora, tinha sido registrado na safra 2016/17, quando saíram das lavouras estaduais 19,9 milhões de toneladas. Com 85% das lavouras já colhidas neste ano (foram dedicados à cultura 5,5 milhões de hectares nesta temporada), o volume total de produção projetado é de 20,7 milhões de toneladas, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).

Mesmo com atraso no plantio pela falta de umidade, o clima colaborou para manter a produtividade acima da média inicialmente estimada. Os números apontam para uma produtividade média de 3,8 mil quilos por hectare, ou seja, mais de 63 sacas por hectare. O volume é aproximadamente 27% superior ao da safra 2018/19, severamente atingida por adversidades climáticas como a seca.

Outro aspecto positivo, neste ano, é a cotação, que também bateu recorde nominal. O indicador Cepea/Esalq aponta que o valor de referência para a saca é de R$ 91,50 neste final de março. Entre os fatores que explicam esse cenário está principalmente a demanda maior da China, basicamente voltada para os Estados Unidos e no Brasil.

Além disso, com relação ao Brasil, outro fator que contribui é a relação cambial. “O dólar na casa de R$ 5 tem tornado a soja brasileira cada vez mais atraente para o mercado internacional”, explica o economista do Deral, Marcelo Garrido.

Outro destaque deste relatório é a comercialização, que até agora atingiu 54% da produção estimada para esta safra. No mesmo período do ano anterior, o índice era de 35%. Na média das últimas três safras, o volume comercializado no período foi de 39%.

Quadro geral

O Deral divulgou também a primeira estimativa da safra de inverno. Os números apontam que a produção total de grãos no Paraná poderá chegar a 41,2 milhões de toneladas, 14% a mais do que a safra 2018/19, quando foram produzidas 36,2 milhões de toneladas. A primeira avaliação da safra de inverno mostra que os cereais retomaram o crescimento de área, com um aumento de 4%. O milho safrinha deve bater produção de 12 milhões de toneladas. 

Caso confirme os 41,2 milhões de toneladas, o Paraná terá a segunda maior safra de grãos da história, atrás apenas da safra 2016/17, quando colheu 41,7 milhões de toneladas.

“O recorde da safra 2016/17 de grãos pode ser superado caso o Paraná apresente boas estimativas para a safra de trigo, que ainda não foi plantada”, projetou o chefe do Deral, Salatiel Turra. 

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio