Sistema FAEP/SENAR-PR

Produção brasileira de soja pode superar a norte-americana em 2012/13

Os atuais patamares de preços devem provocar um aumento da área plantada com soja no Brasil na temporada 2012/2013.

No relatório de agosto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), estimou a produção brasileira em 81,0 milhões de toneladas de soja. Este volume é 23,7% maior, frente as 65,5 milhões de toneladas colhidas em 2011/2012.

Se confirmado esse volume, a produção brasileira em 2012/2013 será maior que a norte-americana. Isto significa que o mercado deve dar maior atenção à safra brasileira neste segundo semestre.

Com relação aos preços, as expectativas de aumentos das produções no Brasil, Estados Unidos e Argentina podem tirar a sustentação do mercado em médio e longo prazos.

Porém, em função dos estoques enxutos e demanda firme existe pouco espaço para quedas expressivas.

Por fim, não podemos esquecer que em 2011/2012, apesar do aumento da área plantada de soja em relação à 2010/2011, quando foi verificado recorde de produção no Brasil, a produção foi menor em função da seca. Ou seja, mais uma vez o clima será decisivo no mercado de grãos.

Fonte: Scot Consultoria

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio