Sistema FAEP/SENAR-PR

Problemas na reta final – Sicar

Atualização do Sicar causou problemas no Cadastro Ambiental Rural; intervenção da FAEP foi decisiva para aplicação de correções

O Sistema FAEP/SENAR-PR mantém um acompanhamento sistemático das atualizações do programa Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Um dos resultados desse trabalho foi a identificação de um problema na versão 2.0 do programa Sicar, que o Ministério do Meio Ambiente colocou no ar no dia 26 de fevereiro.

Esse “defeito” impedia o acesso do produtor rural que estava com o processo em andamento na versão 1.9 às informações já salvas para dar prosseguimento à elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Em paralelo a essa constatação, a FAEP recebeu centenas de ligações de produtores que enfrentavam a dificuldade e haviam perdido cadastros já iniciados. Imediatamente, a engenheira-agrônoma Carla Beck, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da FAEP, em conjunto com o setor de Informática da instituição, montaram uma bateria de testes para o programa. Após 24 horas de verificações, foram identificadas as falhas e o Sistema FAEP/SENAR-PR fez uma solicitação, tanto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) como para os técnicos da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, responsáveis pela elaboração do Sicar, para a solução dos problemas.

“A resposta do MMA e dos técnicos foi rápida, e no dia 2 de março uma nova versão do programa (2.1) já estava disponível aos produtores rurais para que estes fizessem o CAR sem dificuldades”, comentou Carla.

Nesse período, de 26/02 a 2/03, o Sistema FAEP/SENAR-PR publicou um informativo no seu site (www.sistemafaep.org.br) orientando os produtores em relação ao problema e a solução encontrada.

Alterações no preenchimento
Carla alerta os produtores que já tinham iniciado a elaboração do CAR na versão 1.9 a atualizarem primeiro o programa para a versão 2.0 e depois para a versão 2.1 e revisarem as informações antes do envio. A última versão do Sicar (2.1) traz também algumas mudanças no preenchimento do cadastro. Confira as orientações abaixo:

1 – No item Cadastrante nessa parte inserir a imagem 1
Além dos dados do Cadastrante (que pode ser o produtor, facilitador ou técnico), o programa exige os dados do representante, que, no caso do CAR, é a pessoa física que está habilitada pelo proprietário a representá-lo em todas as etapas do CAR desse imóvel.

2 – No item Documentação
Além do código do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), também está sendo solicitado o número de inscrição do  imóvel rural na Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná. Ou, como também é conhecido pelo produtor, o número de identificação do ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural).

3 – Ainda na Documentação
Caso o produtor rural tenha uma área que se destina a compensação de Reserva Legal de outro imóvel, ele deve indicar e colocar o número do CAR que se beneficiou da compensação e a área compensada no cadastro que está fazendo.

4 – Na área do Georreferenciamento
Na última versão do Sicar foi introduzido o item “Sede ou ponto de referências do imóvel”. Além disso, é obrigatória a indicação do imóvel.

5 – Ainda na área do Georreferenciamento inserir a imagem 2
No ícone de Reserva Legal o produtor pode indicar a Reserva Legal vinculada à compensação de outro imóvel.
Uma novidade no novo programa que é também uma das solicitações importantes é a possibilidade de o produtor incluir a largura de rios menores que 10 metros.

BOX
Curso Cohapar
Nos dias 1, 2 e 3 de março o Sistema FAEP/SENAR-PR ofereceu, em sua sede em Curitiba, um curso de capacitação de 24 horas sobre o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para um grupo 18 profissionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
A empresa organizou uma força tarefa de técnicos para fazer os cadastros de 300 áreas da companhia. No total a empresa possui 400 áreas, mas somente um quarto desse total já fez o CAR. “Em função do prazo de preenchimento do CAR, que termina dia 5 de maio próximo, faremos um esforço concentrado para o preenchimento dos cadastros”, informou a engenheira-civil Thania Barna, assessora técnica da Cohapar.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio