Sistema FAEP/SENAR-PR

Premiação do Agrinho 2016 será um show à parte

Personagem virtual interativo, símbolos da fauna e flora paranaenses, vitrines vivas e show com finalista do The Voice Kids estão entre as atrações da festa

O campo e a cidade tem encontro marcado na grande festa da educação que acontece na próxima segunda-feira (24/10) quando serão premiados os vencedores do Concurso Agrinho 2016 no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta edição, o tema do evento é “Cenas paranaenses”, tomando como base o material didático do Programa Agrinho utilizado em sala de aula, que destaca a diversidade cultural, étnica e produtiva do Estado.

Ano após ano, a organização do evento se supera para tornar a cerimônia cada vez mais interativa e lúdica, de modo a tornar a premiação uma experiência de vida inesquecível para as centenas de crianças e jovens que vêm de todas as regiões do Estado para participar do evento.

São esperadas mais de 1.500 pessoas nesta edição do Agrinho. Cada uma das 11 regionais do SENAR-PR enviará dois ônibus, num total de 44 ônibus de todas as regiões do Paraná, sem contar os carros individuais que acompanham alguns concorrentes.

Neste ano, o Programa Agrinho completa 21 de existência. Para comemorar a sua “maioridade”, foram programadas diversas atrações para o evento. Uma delas é o “Agrinho digital”, uma tela de LED onde será exibido o personagem Agrinho em 3D, que irá interagir em tempo real com o público, fazendo perguntas, recebendo informações sobre o evento ou mesmo conversando com o personagem do programa.

No caminho para o local onde ocorre a premiação, os participantes passarão por vitrines vivas, onde a conexão entre o campo e a cidade ganha vida. De um lado será mostrado o processo que leva uma muda de árvore a se transformar em madeira para construir uma pista de skate (com um skatista fazendo manobras), e do outro lado, o trajeto que a cana-de-açúcar percorre até se transformar no etanol que abastece os carros da cidade.

Ao chegar na plenária, os participantes assistirão a um show com os três finalistas paranaenses do programa The Voice Kids. Embora a atração seja nacional, estiveram na final do concurso os jovens Wagner Barreto, de Matinhos; Pérola, de Apucarana, e Rafa Gomes, de Curitiba. Na premiação do Agrinho eles cantarão músicas em conjunto e também solos, com um repertório que vai de Tião Carreiro a Taylor Swift.

Diversidade

A diversidade estará presente em toda cerimônia. Atores fantasiados com exemplares da nossa fauna (lobo guará, gralha azul etc.) estarão circulando pelo evento e interagindo com o público. Nas mesas haverá displays no formato de uma mão contendo “dedoches”, isto é, fantoches para usar nos dedos, com diversos representantes das etnias que formam o Paraná (poloneses, japoneses, alemães etc.).

Essa temática também se refletirá nos prêmios. As crianças premiadas receberão – além de laptop ou computador – uma mochila com um livro ilustrado com as lendas de diversos municípios do Paraná. As empresas parceiras receberão um troféu com um quadro original da artista plástica paranaense Paula Schmidlin, onde estão retratadas diversas regiões do Estado, com seus pontos de referência e sua vocação produtiva.

Agrinho

O Programa Agrinho é a principal ação de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Ele tem como objetivo promover nas salas de aula a discussão e a reflexão sobre temas transversais como saúde, cidadania e meio ambiente. O programa envolve a cada ano cerca de 1 milhão alunos e 80 mil professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, das redes pública e particular.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio