Sistema FAEP/SENAR-PR

PR inicia plantio do milho safrinha em meio ao excesso de chuvas

Em relação à soja e ao milho de verão, culturas que estão 100% plantadas, a colheita ainda não começou

Com os trabalhos afetados por chuvas em excesso, o Paraná deu início ao plantio do milho safrinha, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado (Seab). Até o momento, foram semeados 4,48 mil hectares no Estado, o segundo maior produtor nacional do cereal segunda safra. O município de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, concentra o plantio, com 3,72 mil hectares, enquanto União da Vitória e Guarapuava também registraram atividades de campo.

“O plantio da segunda safra está se desenvolvendo muito devagar, principalmente por causa do clima, mas isso não preocupa ainda, porque o pico de plantio é entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro”, explica o diretor do Deral, Francisco Simioni. Nos últimos sete dias, choveu mais de 70 milímetros em algumas áreas do Paraná, como no Centro-Norte. Para os próximos sete dias, são esperados mais de 100 milímetros em partes do Estado.

O Paraná deverá cultivar 2,15 milhões de hectares de milho safrinha, queda de 11% na comparação com a safra2016/17, segundo o Deral, em razão principalmente de preços menos atrativos para o cereal neste ano. Como consequência direta da menor área, bem como da perspectiva de produtividades inferiores, a produção de segunda safra deverá totalizar 12,3 milhões de toneladas, recuo de 75% na comparação anual.

Safra de Verão

Em relação à soja e ao milho de verão, culturas que estão 100% plantadas, a colheita ainda não começou, de acordo com o monitoramento do Deral. “No caso da soja, o produtor está com dificuldade de realizar o trato da lavoura, de fazer a aplicação dos fungicidas, por causa do clima chuvoso. Por enquanto não estamos tendo informações de perdas por causa disso, mas já há um olhar voltado para isso, há uma preocupação”, comenta Simioni.

Em 2017/18, o Paraná deverá colher 19,28 milhões de toneladas de soja em 5,45 milhões de hectares, queda de 3%. No caso do milho verão, a expectativa é de recuo de 39%o na colheita, para 3 milhões de toneladas, em meio à menor área plantada da história no Estado, de apenas 335,67 mil hectares.

Fonte: Reuters

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio