Sistema FAEP/SENAR-PR

No PR, agricultores retomam o plantio das culturas de inverno

Expectativa para esta safra é boa na região de Guarapuava. Ao todo, 213 mil t de cevada e 173 mil t de trigo devem ser colhidas

No Sul do país, chuva fraca e apenas em pontos isolados dá condição de os agricultores de Guarapuava, no Paraná, retomar o plantio das culturas de inverno.Por pouco, as chuvas intensas que caíram em junho não comprometeram o plantio do trigo e da cevada. Em três dias, o volume chegou a 435 milímetros.

Os produtores da região, que é tradicional nas culturas de inverno, tiveram que se adaptar ao clima para plantar. “Choveu bastante, o meu planejamento era iniciar o plantio lá pelo dia cinco, realmente atrasou, mas é um atraso dentro da normalidade, consegui plantar minha cevada na época certa”, diz o produtor Harry Mayer.

A expectativa para esta safra é boa na região. Devem ser colhidas 213 mil toneladas de cevada e 173 mil toneladas de trigo. Na lavoura do Otto Ritter, o plantio do trigo e da cevada também atrasou por causa das erosões no solo, mas Dirlei Manfio, técnico da Secretaria de Agricultura de Guarapuava, diz que esse pequeno atraso pode até ajudar lá na frente. “Tivemos uma dificuldade para entrar na lavoura, devido ao excesso de umidade, encharcamento, atrasou de cinco a sete dias o plantio, mas isso não vem a comprometer o zoneamento da cultura porque nosso produtor está procurando plantar no limite final para tentar justamente escapar das possíveis intempéries climáticas”.

Fonte: G1 – 14/07/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio