Sistema FAEP/SENAR-PR

Porto Rico abre mercado para carne suína brasileira

De acordo com ABPA, o Brasil efetivou a venda de um volume próximo a seis contêineres ao país caribenho

Porto Rico abriu o mercado às importações de carne suína produzida no Brasil, informou nesta segunda-feira (2/04) a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, o país aceitou o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) proposto pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, a venda de um volume equivalente a seis contêineres foi efetivada para Porto Rico. “O país segue a mesma legislação sanitária aplicada pelos Estados Unidos, que já abriu suas portas para a carne suína brasileira. É mais um mercado para o setor brasileiro, que tem buscado abrir o leque de países para os quais exporta, diminuindo a dependência de grandes compradores”, afirmou Turra, em nota. “Nosso status sanitário e nossa situação atual no mercado internacional nos permitirá trabalhar de forma bastante competitiva em Porto Rico, que hoje recebe produtos do Canadá e do México”, disse Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA, também em nota.

No primeiro trimestre deste ano, as exportações brasileiras somaram 164,9 mil toneladas, 77,8% mais que em igual período do ano passado.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio